Agora: confira a movimentação do público para posse de Lula

A cerimônia de posse de Lula começa às 14h deste domingo, 1º, mas uma multidão já está na Praça dos Três Poderes. O local é o ponto de concentração para início do evento e palco para o Festival do Futuro com show de artistas nacionais apoiadores do petista. Segundo relatos de pessoas a caminho de Brasília, o trecho entre Goiânia e a capital federal tem diversos ônibus em direção ao local. Expectativa de organizadores é que 300 mil brasileiros compareçam.

 

Uma caravana com cerca de 100 ônibus teve como ponto de partida Goiânia. Com média de 50 assentos em cada um, a média é de pelo menos 5 mil pessoas saindo da capital goiana. O vereador Mauro Rubem preparou cinco veículos com destino a Brasília. Organizações sindicais como  A Central Única dos Trabalhadores (CUT) se mobilizaram e também montaram grupos para a viagem. 

 

Ao longo deste sábado, 31, muitas pessoas reclamaram da falta de vagas em ônibus tradicionais em um grupo estadual criado pela equipe do PT nacional para troca de informações sobre o evento. Por conversas no whatsapp, muitos integrantes pediam carona em carros para tentaram participar da cerimônia. A procura por orientações de onde estacionar era uma preocupação devido ao grande fluxo de pessoas.

 

Assista ao vídeo:


O público está sendo completamente revistado. As polícias estão averiguando mochilas para impedirem a entrada com arma, substâncias inflamáveis e droga. A segurança foi reforçada após uma semana marcada sete ameaças de bomba na capital federal. Uma equipe especializada chegou a fazer uma varredura no hotel onde Lula estava hospedado.  

 

Com a preocupação, a quantidade de lulistas no gramado dos Três Poderes tinha sido limitada a 30 mil. A primeira-dama Janja, no entanto, interveio e pediu que o número fosse aumentado. Agora, o total é de 40 mil. A estratégia é para facilitar o controle de público e evitar intercorrência, especialmente de bolsonaristas.

 

Na sexta-feira, 30, grande parte dos apoiadores de Bolsonaro se retirou do acampamento montado há dois meses em frente a um quartel general do Exército na capital federal. Eles ficaram frustrados com o discurso pacifista do ex-presidente, apesar de ele não ter encorajado a saída deles do local. Segundo ele, “o mundo não acaba no dia 1º” em uma referência ao início do mandato de Lula.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos