51% acredita em governo Lula melhor que Bolsonaro, segundo Datafolha

Em mensagem de Natal, Lula lembra vítimas da covid e das chuvas

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume o posto sob voto de confiança de mais da metade dos brasileiros. Ao todo,  51% dos entrevistados acreditam que ele fará um governo melhor que o do antecessor Jair Messias Bolsonaro (PL), de acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha no último sábado,31.

As expectativas sobre o novo mandato de Lula são altas: 49% das pessoas afirmaram que ele fará um governo ótimo ou bom. Por outro lado, 31% acreditam que o petista será pior que o do ex-presidente. Apenas 13% das pessoas afirmou que a nova gestão vai ser igual a dos últimos quatro anos e cerca de 5% não soube opinar a respeito.

A quantidade de pessoas que veem a mudança de gestão como ruim ou péssima chega a 26%. Esse é o maior índice registrado desde 1990, época de Fernando Collor, quando a Datafolha começou a fazer pesquisas relativas aos desempenhos de Presidentes eleitos. Aproximadamente 20% das pessoas avaliaram que Lula terá uma performance regular, e 4% não manifestaram opinião.

A respeito das promessas de campanha 24% acreditam que o presidente eleito irá cumprir todas as promessas feitas durante o período eleitoral e 58% afirmam que somente algumas promessas serão efetivadas neste mandato. Em 2018 quando o Ex-Presidente Bolsonaro foi eleito, as expectativas eram de 65% de uma boa ou ótima gestão. No primeiro mandato de Lula em 2002,  cerca 76% das pessoas acreditavam que seria um governo ótimo ou bom.

Em 20202, as expectativas eram menores que em gestões passadas. Contextualmente, nunca se viu o país tão polarizado e dividido como nas últimas eleições, consideradas as mais acirradas da história. O petista venceu com uma diferença de 1,76%, cerca de pouco mais de 2 milhões de votos, a menor diferença já registrada desde a redemocratização do País.

A pesquisa Datafolha entrevistou 2.026 pessoas maiores de 16 anos, em 126 municípios do País, entre os dias 19 e 20 de dezembro. A margem de erro percentual é de 2 pontos para mais ou para menos.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos