Investimentos publicitários para internet superam anúncios para TV

Durante o ano de 2017, anunciantes investiram mais em plataformas digitais do que na televisão tradicional. É o que revela pesquisa da Magna, departamento de pesquisa da empresa de compras mídia IPG Mediabrands, divulgada pelo portal Comunique-se.

As despesas de anúncios na internet atingiram, segundo a pesquisa, US $ 209 bilhões em todo o mundo – 41% do mercado – em 2017, enquanto os investimentos na TV ficaram em torno dos US $ 178 bilhões – 35% do mercado. A pesquisa da Magna mostra ainda que as despesas com anúncios na TV ainda cresce lentamente e que, dependendo do ano, os grandes publicitários dessa plataforma ainda não dedicam a maior parte do seu orçamento para o digital, mesmo que o Facebook e Google insistam muito para que isso se realize.

A expectativa de crescimento com anúncios digitais é de 13% para 2018, chegando a marca de US $ 237 bilhões, enquanto para a televisão crescerão em 2,5%, atingindo US $ 183 bilhões, devido a eventos como as Olimpíadas. A Magna ainda espera que em 2020 os anúncios digitais representem 50% das despesas com publicidade.

Profissionais de empresas de publicidade de Goiânia sentiram essa mudança e, segundo Pedro Paulo Gazza Filho, diretor da Dois Z Publicidade, houve aumento tanto na quantidade de anúncios quanto no investimento do orçamento para internet.

“Os valores de investimento tanto na internet quando na TV foram aproximados, mas a primeira acabou ultrapassando a segunda”, revela o diretor. Só em 2017, os clientes da empresa optaram por focar nas mídias digitais, plataforma que recebeu 28% de aumento nos investimentos quando comparado ao ano passado.

Em 2017, o digital teve 39% de verba aplicada pelos clientes da agência, enquanto o restante ficou com as mídias tradicionais, como TV, rádio e cinema. “Entre as mídias digitais, o maior investimento está no Google Adwords, seguidos do Facebook e Instagram”, comenta ainda Paulo Gazza. A Dois Z atende hospitais, empórios e a indústria de café.

Lucas Mendonça

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Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

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