Durante o ano de 2017, anunciantes investiram mais em plataformas digitais do que na televisão tradicional. É o que revela pesquisa da Magna, departamento de pesquisa da empresa de compras mídia IPG Mediabrands, divulgada pelo portal Comunique-se.
As despesas de anúncios na internet atingiram, segundo a pesquisa, US $ 209 bilhões em todo o mundo – 41% do mercado – em 2017, enquanto os investimentos na TV ficaram em torno dos US $ 178 bilhões – 35% do mercado. A pesquisa da Magna mostra ainda que as despesas com anúncios na TV ainda cresce lentamente e que, dependendo do ano, os grandes publicitários dessa plataforma ainda não dedicam a maior parte do seu orçamento para o digital, mesmo que o Facebook e Google insistam muito para que isso se realize.
A expectativa de crescimento com anúncios digitais é de 13% para 2018, chegando a marca de US $ 237 bilhões, enquanto para a televisão crescerão em 2,5%, atingindo US $ 183 bilhões, devido a eventos como as Olimpíadas. A Magna ainda espera que em 2020 os anúncios digitais representem 50% das despesas com publicidade.
Profissionais de empresas de publicidade de Goiânia sentiram essa mudança e, segundo Pedro Paulo Gazza Filho, diretor da Dois Z Publicidade, houve aumento tanto na quantidade de anúncios quanto no investimento do orçamento para internet.
“Os valores de investimento tanto na internet quando na TV foram aproximados, mas a primeira acabou ultrapassando a segunda”, revela o diretor. Só em 2017, os clientes da empresa optaram por focar nas mídias digitais, plataforma que recebeu 28% de aumento nos investimentos quando comparado ao ano passado.
Em 2017, o digital teve 39% de verba aplicada pelos clientes da agência, enquanto o restante ficou com as mídias tradicionais, como TV, rádio e cinema. “Entre as mídias digitais, o maior investimento está no Google Adwords, seguidos do Facebook e Instagram”, comenta ainda Paulo Gazza. A Dois Z atende hospitais, empórios e a indústria de café.
Lucas Mendonça