Jovem tem dedos amputados após soltar bombinhas em Goiânia

O jovem Gabriel de Assunção Pereira, de 19 anos, teve dois dedos da mão amputados após soltar uma bombinha durante a comemoração do Ano Novo. A situação ocorreu na madrugada de domingo, 1º, no Jardim Guanabara, em Goiânia. De acordo com os familiares do garoto, ele teria acendido o objeto, porém não conseguiu soltar o artefato a tempo do estouro.

Imediatamente o Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência e o jovem foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), onde passou por cirurgia. Ele continua internado na enfermaria da unidade de saúde e tem estado geral regular.

Caso parecido

Ainda na madrugada de domingo, 1º, o Corpo de Bombeiros atendeu um outro jovem, que também foi atingido por uma bombinha, só que no pé. Ele tinha saído de casa para ir a uma distribuidora quando algumas pessoas começaram a jogar os explosivos.

Em defesa, Pedro Henrique Veiga da Silva, de 26 anos, pisou no artefato para tentar apagar e evitar a explosão, porém acabou ferido. Ele foi levado para o Cais Vila Nova, onde recebeu atendimento e, em seguida, foi liberado.

Confira abaixo alguns cuidados para soltar os fogos em segurança:

  • Usar prolongador para soltar os fogos, para que seja possível colocar no chão.
  • Seguir as dicas do fabricante e peça orientações no momento da compra do artefato.
  • Antes de realizar a queima de fogos é preciso fazer o isolamento por cordões (cerca de isolamento), cavaletes ou similares, devidamente sinalizadas, com placas de advertência, em letras vermelhas sobre fundo branco.
  • A distância recomendada para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros.
  • Nunca deixe crianças e menores de 18 anos soltarem fogos.
  • Nunca manuseie fogos sob efeito de álcool.
  • Caso os fogos não estourem, não tente reaproveitá-los. Molhe-os para apagar o pavio e evitar acidentes.
  • Ao estocar os fogos em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões e outros explosivos.
  • A orientação é nunca comprar fogos de artifícios clandestinos, pois a maioria não é testado e não traz as instruções de segurança na embalagem.
  • Em caso de acidentes mais graves, acionar o Corpo de Bombeiros ou Samu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos