Um novo zoológico poderá ser construído em Goiânia

A intenção do projeto é proteger animais da fauna brasileira e do cerrado

Goiânia poderá ganhar um novo zoológico apenas com animais do cerrado e da fauna brasileira. É um projeto da Agência de Eventos, Turismo e Lazer (AGETUL) que será iniciado em 2018, com pedido de autorização, podendo ser construído na região norte através de uma Parceria Pública Privada (PPP). Ainda não se sabe ao certo qual o valor estimado para construção, porém o projeto irá solicitar verba aos governos federal e estadual e principalmente junto a iniciativa privada.

A ideia é fazer do local um santuário natural para os animais. Pretende-se também com o projeto preservar a fauna brasileira e do cerrado, servindo como local de potencial reprodução em cativeiro de algumas espécies, com intuito de evitar sua extinção. No ano que vem já está previsto a reprodução em cativeiro do lobo-guará.

Segundo o presidente da AGETUL, Alexandre Magalhães, o objetivo do novo zoológico é ainda acolher animais que são provenientes de apreensão de tráfico, vítimas de atropelamento, maus-tratos e daqueles que ficaram órfãos. “Estes animais vão viver em local seguro, tratados até que possam ser reintroduzido à natureza”.

Para Alexandre, um dos benefícios que esse projeto trará é mostrar para as futuras gerações que alguns animais que poderiam estar extintos foram resgatados e reintroduzidos ao cerrado, que é um dos maiores biomas do planeta. Em relação a situação do atual zoológico, o presidente disse que seria revitalizado aos moldes do Parque Ibirapuera em São Paulo, com opções de receber atrações culturais, esportivas e gastronômicas. Os animais que hoje estão no local seriam transferidos para o novo parque.

Joyce Cristina

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp