Neste ano, valor do IPVA fica 10% mais caro em Goiás

Neste ano, valor do IPVA fica 10% mais caro em Goiás

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficou 10% mais caro em Goiás. De acordo com a Secretaria de Economia, isso acontece porque o valor de venda dos carros usados também sofreu um acréscimo.

No estado, segundo a secretaria, o governo mantém as mesmas alíquotas de IPVA. No entanto, a valorização dos veículos usados fez com que o imposto viesse mais caro neste ano. Para calcular o valor do IPVA, a pasta pega o preço do veículo avaliado pela tabela Fipe e aplica uma alíquota de acordo com a categoria do automóvel.

Valorização do usado

Historicamente, os veículos perdem valor no passar dos anos, porém, a falta de peças para veículos novos, em função da pandemia, fez com que os automóveis se valorizassem.

O boleto do IPVA 2023 já está disponível no site e aplicativo do Detran, mas o contribuinte ainda tem tempo para quitar a dívida. Para as placas com finais 1 e 2, o imposto vai vencer em setembro. Para as placas com finais 3 a 9 e final 0, o vencimento será em outubro.

Neste ano, o contribuinte tem a opção de dividir o valor do IPVA em até 10 parcelas. Além disso, 479 mil donos de veículos, que participam do programa nota fiscal goiana, vão ter descontos de 5% a 10%.

Se o dono do veículo não concordar com o valor de venda que vem no boleto do IPVA, é possível recorrer. As informações sobre como pedir a revisão estão no site da Secretaria de Economia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos