O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficou 10% mais caro em Goiás. De acordo com a Secretaria de Economia, isso acontece porque o valor de venda dos carros usados também sofreu um acréscimo.
No estado, segundo a secretaria, o governo mantém as mesmas alíquotas de IPVA. No entanto, a valorização dos veículos usados fez com que o imposto viesse mais caro neste ano. Para calcular o valor do IPVA, a pasta pega o preço do veículo avaliado pela tabela Fipe e aplica uma alíquota de acordo com a categoria do automóvel.
Valorização do usado
Historicamente, os veículos perdem valor no passar dos anos, porém, a falta de peças para veículos novos, em função da pandemia, fez com que os automóveis se valorizassem.
O boleto do IPVA 2023 já está disponível no site e aplicativo do Detran, mas o contribuinte ainda tem tempo para quitar a dívida. Para as placas com finais 1 e 2, o imposto vai vencer em setembro. Para as placas com finais 3 a 9 e final 0, o vencimento será em outubro.
Neste ano, o contribuinte tem a opção de dividir o valor do IPVA em até 10 parcelas. Além disso, 479 mil donos de veículos, que participam do programa nota fiscal goiana, vão ter descontos de 5% a 10%.
Se o dono do veículo não concordar com o valor de venda que vem no boleto do IPVA, é possível recorrer. As informações sobre como pedir a revisão estão no site da Secretaria de Economia.