Em Goiás, mais de um milhão de pessoas não vacinaram contra a covid

covid

Prestes a completar dois anos do início da vacinação contra covid, 1.037.639 mil goianos ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A segunda dose está em atraso para 745.677 pessoas no estado e a primeira dose de reforço deixou de ser aplicada em 2.389.414 goianos. Os números fazem parte do painel do Vacinômetro Covid, do Ministério da Saúde. Os motivos para as pessoas se recusarem são variados. 

No caso das crianças, a maior parte dos pais teme reações adversas nos pequenos, receia ver o filho sofrendo com a picada da agulha e alguns afirmam terem sido orientados por profissionais de saúde a não adotar a imunização, segundo uma pesquisa preliminar feita pela SES-GO. Em 1º de dezembro do ano passado, todas as crianças em Goiás de 6 meses a menos de 3 anos passaram a ser vacinadas com a Pfizer Baby, independentemente de ter comorbidades ou não. 

Para a empresária Silvia, de 48 anos, a recusa envolveu questões pessoais e médicas. Ela afirma que o cardiologista que a acompanha sugeriu que ela não se imunizasse contra covid. A avaliação dela sobre a descoberta de uma forma de prevenção injetável contra casos graves da doença não foi convincente, o que a mantém firme na posição de não ceder ao apelo das autoridades em saúde.

“Ela falou isso por eu ser uma pessoa de risco e por essa vacina ter causado muitos casos de trombose. Meu esposo, inclusive, tomou até a segunda dose e voltou a ter essa doença em uma das pernas. Foi o mesmo que dar um tiro no escuro para acertar. Não tenho confiança com essa vacina. Não vacinei nem vou me vacinar. Não tenho vontade nenhuma. A Aids e o câncer estão sendo estudados há anos e não tem vacina para isso”, diz. 

Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, por outro lado, desacreditam da eficácia das vacinas e acreditam em efeitos adversos, como mortes. Um levantamento realizado em agosto pelo Centro Estudos, Sociedade, Universidade e Ciência da  Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que os mais pobres, menos instruídos e negros confiam mais nas vacinas comparado aos mais ricos, brancos e bolsonaristas. 

 

Confira a tabela de status de vacinação:

Goiás Brasil
Nenhuma dose* 871.852 21449115
1ª dose 5.913.337 181.516.312
2ª dose 5.167.660 164.003.869
Dose única 165.787 5.034.573
1ª dose de reforço 2.778.246 102.596.436

Fonte: Vacinômetro Covid, do Ministério da Saúde

*Valor corresponde à subtração do total da prévia da população no censo 2022 do IBGE em Goiás (6.950.976) e no Brasil ( 208 milhões) do número de vacinados com a primeira dose e dose única

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos