Nesta quarta-feira, 11, o governo Lula detectou uma nova ameaça golpista em grupos de aplicativos de mensagens. Representantes do presidente da República denunciaram a “Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder”e solicitaram reforço ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu medidas imediatas ao ministro Alexandre de Moraes.
Nova ameaça golpista em Brasília
No último domingo, 8, manifestantes participaram de atos antidemocráticos e terroristas em Brasília, culminando na prisão de mais de mil pessoas. O governo Lula declarou que não toleraria esse tipo de manifestação golpista, aplicando a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal e reestruturando a fiscalização contra esse tipo de protesto.
Com isso, pessoas do governo Lula detectaram uma nova ameaça golpista de bolsonaristas, marcada para as 18h desta quarta-feira. O advogado-geral da União, Jorge Messias, solicitou providências ao STF em diferentes estados, devido à “iminência de entrar com grave situação novamente”.
Neste momento, a Polícia do Exército, o Regimento de Cavalaria e batalhões da Guarda Presidencial estão reforçando a segurança no Palácio do Planalto. Policiais detiveram centenas de manifestantes que estiveram envolvidos nos atos, e o caso segue gerando repercussões. Uma delas, em Goiás, culminou na exoneração do assessor do deputado estadual Coronel Adailton (PRTB).