Prefeitura de Goiânia realiza evento para estimular ações sustentáveis

Se projetos empreendedores forem previamente aprovados, poderão fazer cadastro com Certificação em Sustentabilidade Ambiental

A prefeitura de Goiânia, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), faz o lançamento nesta quarta-feira (20), no Núcleo Socioambiental do Parque Bernardo Élis, que fica entre a Avenida César Lattes e Alameda Santa Rita, Vila Novo Horizonte, do Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental. Com objetivo de estimular ações sustentáveis que envolvam a implantação de projetos de conservação, recuperação e promoção da qualidade do meio ambiente em Goiânia.

Será realizado também durante o evento 1º Workshop de Políticas Sustentáveis de Goiânia – Construindo Boas Práticas, que tem inicio às 8 horas e vai até as 13 horas. O presidente da Amma, Gilberto Marques Neto ressaltou o peso desse evento, “já que a preservação do meio ambiente representa um ato de cidadania, cabe, portanto, a todos o dever de exercitar na prática essa cidadania tão necessária”.

Aqueles empreendimentos que tiverem seus projetos aprovados receberão o Selo de Sustentabilidade Ambiental com direito a fazer cadastro dos empreendimentos com Certificação em Sustentabilidade Ambiental. Estes que serão publicados anualmente pela Agência Municipal de Meio Ambiente no Diário Oficial do Município.

Isabel Oliveira

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp