Goiânia disponibiliza três postos de vacinação antirrábica para animais

Prefeitura de Goiânia disponibiliza três postos de vacinação antirrábica para animais

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza três postos de vacinação antirrábica para cães e gatos durante todo o ano. Objetivo é dar à população oportunidade de imunizar bichos de estimação em datas alternativas à campanha anual, que ocorre em setembro

Os donos dos pets podem procurar o Centro de Zoonoses, o Centro de Saúde e Bem-Estar Animal e a Escola de Veterinária da UFG. Este último funciona em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Podem ser vacinados cães e gatos acima de três meses de vida, que estejam saudáveis. As fêmeas gestantes e lactantes deverão aguardar a desmama dos filhotes para serem vacinadas. A vacina é gratuita, e caso o tutor tenha acima de cinco animais é necessário o agendamento para que a vacinação seja feita na residência.

“A vacina antirrábica é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis, e quanto maior é o índice de vacinação, maior é a proteção dos animais e nossa também”, destaca o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) que evolui de forma bem rápida, levando à morte em quase 100% dos casos.

Em Goiânia, o último caso de raiva canina foi em 2000, e de raiva humana em 1999. Em 2022, ocorreram dois casos de raiva em gatos, causados pela variante da doença em morcego.

Índice de vacinação nas últimas campanhas de vacinação antirrábica:

-2021: 126.031 (73,21% de cobertura vacinal).
-2022: 116.179 (67,4% de cobertura vacinal)

Confira os endereços e horários de atendimento:

– Centro de Zoonoses: Rodovia GO-020, Km 08 – Fazenda Vale das Pombas: Todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo, com plantão 24 horas.

– Centro do Bem- Estar Animal: Avenida José Martins Guerra – Jardim Balneário Meia Ponte – segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

– Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG – Rodovia Goiânia – Nova Veneza, km 8, Campus Samambaia. De segunda-feira a quintas-Feira: 8h às 12h, e 13h às 17h. Sexta-feira: 13h às 17h.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp