Governo de Goiás fornece veículos para IBGE concluir Censo 2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, em parceria com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), emprestou dez veículos ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para agilizar o trabalho dos recenseadores que coletam informações para o Censo Demográfico 2022 no Estado. Os carros serão disponibilizados até 22 de fevereiro.

A entrega foi feita ao superintendente do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, pela secretária da Economia, Cristiane Schmidt, na tarde desta quarta-feira (11/1), na supervisão de Transportes do Complexo Fazendário, em Goiânia. O intuito é que, com o reforço da frota, o Censo em Goiás possa ser concluído de forma ainda mais rápida e eficaz.

“O governador Ronaldo Caiado se sente muito orgulhoso por fazer essa colaboração com um órgão tão importante, que é o IBGE. Assim podemos alcançar os municípios e obter um número mais apurado. Espero que vocês tenham muito sucesso no trabalho”, afirmou a secretária Cristiane Schmidt.

O superintendente do IBGE agradeceu a parceria com o Governo de Goiás e ressaltou a importância em ter o auxílio desses veículos na realização do trabalho. “Estamos na fase de finalização do Censo. Já fizemos toda a cobertura do Estado, mas agora tem um trabalho de rescaldo, que é muito importante. Então a parceria com o Estado vai ser fundamental para finalizarmos essa etapa e, com esses carros, vamos conseguir adiantar o trabalho”, ponderou.

Vieira reforçou ainda que, ao finalizar o Censo Demográfico, o IBGE disponibiliza os dados para que o Estado possa realizar o planejamento de políticas públicas a partir das novas informações coletadas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos