Goiás abre vagas para facilitador e monitores em programa de robótica

Goiás abre vagas para facilitador e monitores em programa de robótica

Parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Campus Party, o Programa Include está com vagas abertas para contratação de um facilitador e quatro monitores de robótica. Para o primeiro cargo, cuja atuação será em São Luís de Montes Belos, o valor da bolsa é de R$ 1.350. Para a segunda opção há oportunidades nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre, Aruanã e Trindade, com benefício a ser pago de R$ 732.

Em ambas as categorias, a disponibilidade dos candidatos deve ser de 20 horas por semana e o interessado deve morar no município ou próximo à unidade do Include. Para facilitador, são também pré-requisitos: ter 18 anos ou mais, estar no ensino médio ou superior e ter experiência com educação nas áreas de tecnologia, engenharia, robótica e/ou mecatrônica.

Já para monitor, basta ser maior de 16 anos e ter aptidão (não é necessário ter experiência) para as mesmas áreas exigidas para o cargo de facilitador. As inscrições devem ser feitas até 31 de janeiro, por meio do site https://institutocampusparty.org.br/inscricao/. Os selecionados receberão treinamento para atuar no projeto.

O Include é um programa social que tem o objetivo de implantar laboratórios de tecnologia para qualificar jovens que vivem atualmente em situação de vulnerabilidade econômica. Goiás é o Estado que mais tem unidades implantadas no Brasil: são 26, distribuídas em 23 municípios.

O acordo entre o Estado e o Instituto Campus Party foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado em 2019. Os cursos ofertados são gratuitos e têm foco em tecnologias da transformação digital e cidadania, como eletrônica, mecânica, robótica e internet das coisas (IoT).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp