Gêmea siamesa separada em cirurgia tem melhora após quadro gravíssimo

Gêmea siamesa separada em cirurgia evolui quadro após situação gravíssima

De acordo com o boletim médico da manhã desta segunda-feira, 16, do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), uma das gêmeas siamesas que foram separadas em cirurgia evoluiu positivamente o seu quadro. Valentina, que estava em estado gravíssimo, apresentou melhora no estado de saúde. A irmã, Heloá, segue em estado grave, mas estável.

A situação das gêmeas siamesas em Goiânia

O procedimento de separação das gêmeas siamesas aconteceu em Goiânia na última quarta-feira, 11. As irmãs eram unidas por partes do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias e viajaram de Guararema, no interior de São Paulo, para realizar a cirurgia em Goiás. A operação durou mais de 10 horas.

Desde então, as equipes de saúde do Hecad estão monitorando as situações das siamesas. Valentina teve uma obstrução pulmonar e por isso estava em situação gravíssima. Porém, os profissionais conseguiram retirar a secreção e assim a criança melhorou. A equipe reduziu a ventilação mecânica da garota, que está tomando antibióticos.

Heloá, por sua vez, está passando por uma retirada gradual da sedação, respirando com suporte. Quanto aos medicamentos, a menina está tomando remédios para controle da pressão arterial, e apresentou febre nas últimas 12 horas. As irmãs seguem em processo de recuperação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp