Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos, oito em cada dez brasileiros não aprovam os atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro. Isso equivale a 81% da população, que se posiciona contra as depredações que ocorreram na sede dos Três Poderes. O levantamento reuniu 600 entrevistas com pessoas de todas as regiões do Brasil.
A reprovação dos atos antidemocráticos
No total, apenas 18% dos entrevistados na pesquisa da Ipsos disseram que aprovam os atos antidemocráticos, enquanto 1% não soube responder. Por outro lado, 70% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem responsabilidade pelas manifestações terroristas.
Ainda na questão de responsabilização pelos atos antidemocráticos, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu citações de 48% dos participantes, e 39% acham que o atual presidente Lula possui uma parcela de culpa.
Na mesma pesquisa, com dados de 10 de janeiro de 2023 e margem de erro de quatro pontos percentuais, 70% dos brasileiros afirmaram que têm receio de que novos atos ganhem força no País, e 61% enxergam o futuro com preocupação. Vergonha (36%), medo (34%), otimismo (33%) e revolta (24%) também foram opções mencionadas pelos brasileiros.
Por fim, a respeito do afastamento do governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, para intervenção militar na segurança pública, 67% concordam com a decisão do ministro Alexandre de Moraes.