Aparecida alerta para prevenção à hanseníase

de5712cb-0e6f-4069-a073-3c1a39c51a03

Quando algo não vai bem no corpo, quase sempre ele avisa. E se no corpo aparecem manchas com perda de sensibilidade, choques em nervos e presença de placas ou caroços, pode ser sinal de hanseníase. É hora de procurar um médico, e essa assistência é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde de Aparecida de Goiânia.

A rede pública do município tem equipes especializadas em hanseníase para acompanhar os pacientes no tratamento fornecido 100% pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. Se notar qualquer sinal suspeito, basta ir a uma das 40 Unidades Básicas de Saúde espalhadas por Aparecida. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Não adie a consulta. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil é a cura. Depois de realizada a avaliação, se for comprovada a existência da doença, o tratamento começa imediatamente.

O que a doença afeta

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, que acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos localizados na face, pescoço, braço e abaixo do cotovelo e dos joelhos. Mas pode afetar também os olhos e órgãos internos, como mucosas, testículos, ossos, baço, fígado etc.

Neste Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase, a Secretaria de Saúde de Aparecida explica que se a doença não for tratada, ela evolui lenta e progressivamente, podendo levar a incapacidades físicas. A falta do tratamento já no início, quando a doença se manifesta, pode torná-la transmissível. E estão sujeitas a contrair hanseníase pessoas de qualquer sexo ou idade, inclusive crianças e idosos.

Diagnóstico precoce é fundamental

Levantamento da Secretaria de Saúde de Aparecida indica que a incidência de novos casos diagnosticados na cidade tem hoje uma média maior do que a de Goiás e do Brasil. Esse parâmetro é chamado coeficiente de incidência e atribui a Aparecida, atualmente, a média 29 para cada 100 mil, enquanto a média de Goiás está em 16 e a do Brasil, 11.

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, diz que a situação preocupa. É que, com a chegada a pandemia, em março de 2020, foi detectada queda acentuada no diagnóstico e tratamento de casos, quando comparado a 2019. “Só o diagnóstico precoce e o tratamento adequado conseguirão eliminar a hanseníase e diminuir o índice de portadores de sequelas”, assegura o gestor.

Dia D contra a hanseníase

A Secretaria de Saúde de Aparecida realizará em 31 de janeiro o Dia D de Conscientização sobre a Hanseníase. A ação ocorrerá no Centro de Especialidades Municipal, local referência em atendimentos aos pacientes acometidos pela doença. O evento busca chamar atenção da população sobre a problemática, avaliar casos suspeitos e encaminhar para avaliação médica, caso necessário. Mais informações serão divulgadas em breve.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp