Enquete online: 52% acreditam que Bolsonaro não deve ser preso

bolsonaro

Os atos antidemocráticos não devem levar Jair Bolsonaro para a prisão. Essa é a opinião de 52% dos entrevistados em uma enquete online do Diário do Estado (DE) realizada entre ontem, terça-feira, 17, e hoje, quarta-feira, 18. Somente 48% defende que o ex-presidente perca a liberdade por ter incitado direta ou indiretamente a invasão dos prédios sede dos Três Poderes em Brasília em 08 de janeiro.

 

O andamento das investigações sobre os atos antidemocráticos tem fechado o cerco para uma chance de prisão de Bolsonaro. Ele foi incluído no inquérito que apura financiadores para o movimento golpista a pedido da Procuradoria Geral da União (PGR) com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Na semana passada, uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha apontou que 93% dos brasileiros são contra as ações dos bolsonaristas que destruíram o Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto. Além de usarem camisas remetendo à bandeira do Brasil ou mesmo estampadas com o rosto de Jair, alguns dos golpistas não se constrangeram em mostrar o rosto enquanto vandalizaram a região da Esplanada dos Ministérios.

 

Um rascunho de decreto presidencial de intervenção federal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi encontrado pela Polícia Federal (PF) na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres. Ele teve a prisão decretada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, e foi detido no aeroporto de Brasília ao retornar das férias nos Estados Unidos no último sábado, 14.

 

A demora do governo do Distrito Federal em agir durante a invasão resultou na intervenção federal e na exoneração do então secretário de segurança local, Anderson Torres. A atuação da União foi oficializada por Lula em um discurso na noite deste domingo, 08, devido ao risco de mais conflitos. Na prática,  a segurança pública da capital federal passa temporariamente a ser responsabilidade da União.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos