7 cuidados para ter com os cães no verão

O verão começou hoje e nós vamos dar para você 7 dicas de cuidados com os cães, para aproveitar aquele passeio pela rua ou até uma viagem com seu animal de estimação pensando no conforto dele. Com informações do zootecnista Renato Zanetti.

1- Sol

O indicado é não passear com os petz em horários de sol forte, entre 10 h e 16 h, pois existe o risco de queimadura nas patas ao andar pela rua. Os que têm focinho curto também sofrem, pois isso dificulta a respiração deles.

2- Água

Garanta água fresca para ele, tanto durante passeios quanto em casa. E para cães que entram em contato bastante água, como em casas que tem piscina: garanta que o animal tenha condições de sair se ele tive acesso ao local sem supervisão humana, e seque ele após entrar em contato para evitar fungos e outras dermatites.

3- Terra

O acúmulo de terra ou areia na pele do cão causa incomodo, então seria ideal escovar o pelo dele.

4- Pelos e Pele

É importante dar banhos regularmente e escovar os pelos para reduzir os efeitos da sujeira, causada por atividades ao ar livre e outras no dia a dia.

5- Doenças Típicas

Tenha uma atenção especial à prevenção contra pulgas e carrapatos, pois áreas abertas costumam sempre receber outros animais. E em casos de diarreia e vômitos o indicado é que sempre busque ajuda de um veterinário.

6- Carro

Não deixe nunca o cão dentro do carro se os vidros não poderem ficar abertos. O cão produz calor próprio, e o ambiente (carro) também produz calor, não há troca de ar então essa combinação pode ser fatal.

7- Veterinário

Antes de qualquer viagem com seu cão, leve-o ao veterinário para uma consulta. Como para nós, em viagens para algumas regiões do país é preciso proteger-lo contra certa doenças. Atualize a carteirinha de vacinação dele e vá com segurança.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos