Governo de Goiás oferece 85 vagas em cursos na EFG em Artes Basileu França

Governo de Goiás oferece 85 vagas em cursos na EFG em Artes Basileu França

A Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França está com inscrições abertas para cursos técnicos. No total, são 85 vagas distribuídas entre teatro (25 vagas), música (25 vagas), dança (15 vagas) e artes visuais (20 vagas). O candidato interessado deve ler o edital cuidadosamente, porque para cada área há uma data de inscrição, realização de avaliações e início de aulas. O resultado final será publicado no site da escola: https://basileufranca.com.br/.

Os cursos técnicos oferecidos são gratuitos, presenciais e possuem duração média de dois anos. O aluno concluinte obtém o certificado reconhecido pelo Ministério da Educação. Além disso, pode ter a possibilidade de inserção no mercado de trabalho artístico, antes mesmo do término das aulas.

O processo seletivo para teatro conta com uma avaliação teórica, que será aplicada em 27 fevereiro, e uma prática, no dia 28 do mesmo mês. O curso será ofertado no período noturno, de segunda a quinta – das 18h às 22h. Para artes visuais, as avaliações, uma redação e um teste de desenho, serão realizadas em 15 de fevereiro. O curso será de segunda a sexta-feira e o aluno pode escolher entre os turnos vespertino ou noturno. Os pré-requisitos exigidos para as duas formações são idade mínima de 14 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

Já para a área de música são 25 vagas distribuídas entre os instrumentos bateria, canto lírico, canto popular, clarineta, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra elétrica, oboé, percussão, piano erudito, piano popular, trombone, trompa, trompete, violão, violino e violoncelo. A oferta é para o turno noturno e as avaliações estão marcadas para 13 e 14 de fevereiro. O candidato deverá executar um solfejo e uma leitura à primeira vista no instrumento escolhido. Podem participar da seleção, candidatos a partir de 14 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.

O curso técnico de dança em balé clássico tem a duração de três anos e é oferecido para o período noturno, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta). A avaliação prática será presencial, no dia 3 de fevereiro. Por se tratar de teste de habilidades específicas, não há obrigatoriedade no preenchimento de todas as vagas. Os interessados em participar da seleção precisam ter pelo menos 13 anos de idade e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp