Governo de Goiás executa ações emergenciais em Cavalcante

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), ampliou a força-tarefa que executa ações emergenciais no município de Cavalcante. Integrante da Operação Nordeste Solidário, o plano de contingência para o enfrentamento do período chuvoso, a Goinfra já realizava serviços de manutenção nas rodovias estaduais e, desde a última segunda-feira, 16, entrou com frentes de trabalho também nas estradas municipais.

Na GO-241, que liga Cavalcante ao povoado Kalunga São Domingos, a agência promove levantamento de greide e reconformação de plataforma. Para Francisco Bezerra, agente comunitário de saúde, a ação rápida do Governo de Goiás nos trechos afetados pelas chuvas faz toda a diferença no dia a dia da população. “Estrada significa tudo para nós. Significa saúde, educação, e traz para o povo muito mais benefícios porque as coisas chegam de forma mais fácil”, avaliou.

Na rodovia, há equipes de plantão em ações com maquinários para oferecer assistência à população. Estão à disposição motoniveladora, retroescavadeira e caminhões basculantes, que garantem atendimento imediato após as chuvas. “Essa estrada [GO-241] é tudo para a gente. Se ela não estiver boa, o carro estraga, a gente demora mais para chegar nos lugares. Agora, a estrada está muito boa, a gente vai e volta com tranquilidade e não corre risco”, comentou a dona de casa Darlete Gonçalves, que reside em Cavalcante.

Os trabalhos também seguem por uma estrada vicinal que liga a Comunidade Quilombola Kalunga Vão de Almas, em Cavalcante, a Teresina de Goiás. O trecho de 20,8 quilômetros passa por recuperação de pontos críticos com revestimento primário e cascalhamento. Atualmente, estão na via oito caminhões caçambas, uma motoniveladora, um rolo hister, um rolo compactador, uma pá carregadeira e uma escavadeira.

Outro ponto que vai receber ações emergenciais da Goinfra é o acesso feito por meio da ponte sobre o Rio das Almas à comunidade Vão de Almas, com a recomposição do aterro do bueiro e, ainda, levantamento do greide da pista e melhoria com cascalhamento.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp