GCM reforça patrulhamento escolar em Aparecida de Goiânia

Gcm faz segurança nas escolas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia reforçou o patrulhamento escolar na volta às aulas. Equipes da corporação estão espalhadas em todas as regiões da cidade para garantir maior segurança aos estudantes, servidores das unidades de ensino e comunidade em geral. Conforme dados da Secretaria Municipal de Educação, Aparecida possui atualmente 115 unidades escolares entre Escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil (Cmeis) que abrigam, seja integral ou em dois turnos, mais de 55 mil crianças.

Na manhã desta quinta-feira, 26, o vigilante Gilmar Rodrigues, que é pai de uma aluna da Escola Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, comemorou a iniciativa.

“O patrulhamento é bom porque aumenta a segurança para os alunos, a criminalidade é grande: tráfico de drogas e assédio sexual. Creio que é bom eles fazerem essa ronda porque vai evitar muitos crimes”, disse enquanto aguardava a saída da filha que estuda na unidade no período matutino.

Secretário municipal de Segurança, Roberto Cândido, reforça que o objetivo da iniciativa é garantir a segurança da comunidade escolar. “A operação visa justamente garantir a segurança de nossos alunos, servidores e pais na volta às aulas e durante o ano letivo, em nosso município. Nossos agentes realizarão abordagens em pessoas ou veículos em atitude suspeita nas proximidades das escolas, identificando possíveis criminosos e também evitando a prática de atos ilícitos”.

Diretor da Escola Municipal Francisco Rafael Campo, André Brandão, elogia o trabalho da patrulha escolar. “Nos sentimos mais seguros com a presença da GCM. Esse trabalho contribuiu muito com o processo educacional. As visitas no horário de entrada ou saída são importantes para garantir que nossos estudantes e seus pais entrem e saiam em segurança”, diz.

Videomonitoramento

A tecnologia também é utilizada para garantir segurança na volta às aulas. As unidades escolares são monitoradas em tempo real por câmeras de última geração. Caso percebam alguma movimentação estranha, os agentes de segurança que atuam no Centro Integrado Tecnológico (CIT) acionam a viatura mais próxima da GCM para averiguar a situação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos