Vini Jr é alvo de provocação racista antes de clássico Real x Atlético

2022-12-30t000000z_873797377_mt1imgosp000897kbf_rtrmadp_3_imago-images-sports

O brasileiro Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid voltou a ser alvo de ataques racistas na Espanha. Nesta quinta-feira, 26, dia do clássico contra o Atlético de Madrid, pelas quartas de final da Copa do Rei, um boneco preto com a camisa 10 – número do uniforme do jogador – apareceu pendurado pelo pescoço em uma ponte da capital espanhola, junto a uma faixa com a frase “Madrid odeia o Real” estendida na mureta de proteção. As imagens do ato racista se espalharam nas redes sociais. O Real recebe o Atlético de Madrid às 17h (horário de Brasília) no Estádio Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, para buscar uma vaga nas semifinais da Copa do Rei.

O ato racista foi condenado pelo Atlético de Madrid, cujos torcedores são apontados como suspeitos da ação.

“Fatos assim são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica”, diz parte da nota oficial no site do clube.

https://twitter.com/realmadrid/status/1618644180405731333?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1618644180405731333%7Ctwgr%5Ee384ba86162b60ef7202102be5cd8acc73beb69f%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fesportes%2Fnoticia%2F2023-01%2Fvini-jr-e-alvo-de-provocacao-racista-antes-de-clC3A1ssico-real-x-atletico

Em apoio ao brasileiro, o Real Madrid classificou o episódio como “ato desprezível” e defendeu punição aos autores do ataque.

“O Real Madrid está confiante de que expurguem todas as responsabilidades daqueles que participaram de um ato tão desprezível”, afirmou o Real em comunicado no Twitter.

O presidente da LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, também se manifestou no Twitter e se referiu aos autores da ação como “criminosos”, em repostagem da comunicado de repúdio da entidade.

“Uma mensagem para aqueles que se refugiam à noite para cometer crimes de ódio, vamos localizá-los, vamos obter condenações, para que acabem na cadeia, que é onde deveriam estar. Basta já!”.

A entidade organizadora da Copa do Rei, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), apoiou o jogador brasileiro “diretamente ameaçado pelos radicais de forma deplorável”. Em nota oficial, a RFEF afirmou: Esse tipo de manifestação, carregada de ódio, só incentiva a violência e não tem lugar em nosso esporte.

Racismo reincidente contra Vini Jr

Nascido em São Gonçalo (RJ), o atacante brasileiro, de 22 anos, vem sendo alvo de ataques desde que chegou à Espanha. No último dia de 2022, Vini Jr desabafou nas redes sociais, após ser alvo de xingamentos racistas no estádio José Zorilla, após ser substituído durante jogo contra o Valladolid, cujo placar foi de 2 a 0 para o Real.

Meses antes, em setembro, o atacante da seleção já havia sofrido com cântico racistas entoados por torcedores do Atlético de Madri no estádio Estádio Wanda Metropolitano antes de uma partida contra o Real.

Após o desabafo de Vini Jr nas redes sociais, a LaLiga apresentou acusações sobre os ataques racistas ao brasileiro na Justiça de Valladolid.

“Uma acusação criminal por crimes de ódio foi apresentada aos tribunais de magistrados de Valladolid, apoiada por evidências audiovisuais reunidas na investigação realizada por meio de imagens e clipes de áudio publicados em fontes abertas”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

RANKING: Arias do Fluminense é o 2º jogador com mais minutos em campo em 2024; confira o top-20

Arias, do Fluminense, foi o 2º jogador com mais minutos jogados em 2024 no mundo; veja o top-20

Estudo revela que Jules Koundé, do Barcelona, lidera a lista, com Valverde, do Real Madrid, em terceiro lugar

No 2º tempo aos 14 minutos – Gol do Fluminense! Arias marca: [https://s04.video.glbimg.com/x240/13022991.jpg]

Arias, do Fluminense, é o segundo jogador com mais minutos jogados em 2024, de acordo com um estudo do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES). Os dados consideram competições nacionais, internacionais e torneios de seleções.

O colombiano esteve em campo por 5.599 minutos neste ano, somando jogos pelo Fluminense e pela seleção da Colômbia, ficando atrás apenas de Jules Koundé, do Barcelona, com 5.872 minutos. O uruguaio Federico Valverde, do Real Madrid, completa o pódio com 5.573 minutos.

O relatório destaca 20 jogadores de campo em 66 ligas ao redor do mundo que jogaram mais minutos, seja por clubes profissionais ou seleções nacionais. Os dados foram coletados até 15 de dezembro e incluem nomes como Félix Torres, do Corinthians, Anselmo Ramon, do CRB, Mathías Villasanti, do Grêmio, e William, do Cruzeiro.

Confira a lista completa dos jogadores com mais minutos em 2024:
1. Jules Koundé (Barcelona) — 5.872 minutos
2. Jhon Arias (Fluminense) — 5.599 minutos
3. Federico Valverde (Real Madrid) — 5.573 minutos
4. Virgil Van Dijk (Liverpool) — 5.523 minutos
5. Nicolás Otamendi (Benfica) — 5.449 minutos
6. Granit Xhaka (Bayer Leverkusen) — 5.447 minutos
7. Dávid Hancko (Feyenoord) — 5.377 minutos
8. Félix Torres (Corinthians) — 5.369 minutos
9. Joe Rodon (Leeds United) — 5.276 minutos
10. William Saliba (Arsenal) — 5.264 minutos

Acesse o site para mais notícias do Fluminense [https://ge.globo.com/futebol/times/fluminense/].

O Podcast GE Fluminense está disponível para audição [https://interativos.ge.globo.com/podcasts/programa/ge-fluminense/], trazendo conteúdos exclusivos sobre o time.

Assista vídeos sobre o Fluminense no ge, na Globo e no SporTV, com análises, debates e notícias do clube. Confira as últimas atualizações sobre o interesse em Richarlison, saída de Felipe Melo e outros assuntos relacionados ao time.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp