Evento ensina a aumentar vendas com ênfase em comportamento

Bom preço, boa embalagem e condições especiais para pagamento já não são o suficiente para garantir o fechamento de excelentes negócios. O marketing de produtos e até o pessoal exige cada vez mais criatividade aliada ao básico bem feito. O sucesso depende de atributos de comunicação, oratória e vendas. Entender o comportamento humano é estratégico para 44% das empresas entrevistados pela plataforma  Play2sell. O interesse comum reúne centenas de pessoas de Goiás e de outros estados em um evento exclusivo da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) em Goiânia neste sábado, 28.

 

O apelo emocional e humano é considerado a principal estratégia pelos palestrantes do Talks Day – Imersão em Comunicação, Oratória e Vendas. Ao longo dia, dez especialistas trataram de boa parte das especificidades do processo de “encantamento” de clientes e de pessoas do convívio dentro e fora do trabalho. Para a jornalista e uma das organizadoras, o evento inédito em Goiânia trouxe parte das nuances das soft skills, como é conhecidas a habilidade comportamental desejada por recrutadores e empresários. “O foco das palestras é levar um conteúdo alinhado aos novos desafios profissionais, com práticas e técnicas para desenvolver a comunicação e alavancar o desempenho dos participantes“, destacou.

 

A capacidade de persuadir, encantar e convencer a audiência por meio da argumentação , imagem e postura foi o grande destaque da abordagem do especialista em comunicação, Luiz Augusto Araújo. Ele compartilhou com a plateia um método inovador no qual ensina a atrair e manter a atenção do público. “Oratória não é só voz, é um conjunto e comunicação é atitude”, pontuou. Para conquistar a mente e o coração, a fonoaudióloga Carol Moura acrescentou que a voz pode impulsionar resultados por gerar emoção através da melodia, ênfase, entonação e dicção. “Quem se comunica melhor é mais feliz porque consegue expressar melhor as ideias e desejos em todas as áreas da vida e escuta melhor os outros. Isso ajuda a vender mais, com certeza”, frisou. 

 

Esse resultado final levou o gerente geral de agência do Sicoob CredJur, Pedro Paulo Caixeta, a redobrar a atenção às palestras. O participante repassará as ferramentas assimiladas aos funcionários da equipe para melhorar o contato com o público atendido e aperfeiçoar técnicas de venda. “Acho que a oratória, a forma de falar com o cliente e o tom da voz devem ser revisto por todos nós. Eu mesmo estou me reavaliando pessoalmente e profissionalmente”, revelou. O empresário Rafael D”Arc afirma que a grade de programação coincidiu com a necessidade de aprimoramento pessoal e profissional almejados. Ele lembra que ingressou na área de comunicação há pouco tempo e assuntos como storytelling pontuados em uma das palestras foram atrativos para o evento. “Precisarei melhorar alguns pontos bem específicos já que estou focando na produção de podcasts”, confidenciou. 

 

Uma das temáticas mais impactantes no workshop foi a inteligência emocional. Em um mundo cada vez mais automatizado, com menos tempo disponível e mais cobranças profissionais, ser humano ganha mais relevância. A especialista Lara Vieira aliou as relações interpessoais à comunicação assertiva para defender como essa “fórmula” reflete em saldo positivo para empresas e para as pessoas. “Futuro está na forma como se comunica e se expressa. A inteligência emocional vem sendo muito cobrada. 80% dos desligamentos é porque as pessoas são insolentes”, ressaltou. A capacidade de lidar com os sentimentos e emoções próprios e dos outros, por meio da empatia, pode ser aprendida e desenvolvida. Segundo ela, a noção de como e quando lidar com as situações e pessoas favorece a adequação de comportamentos e objetividade, que transmite credibilidade.

 

Outras palestras do evento do Sicoob foram “Comunique-se bem e venda mais”, de Amanda Bastos; “Destravando sua linguagem corporal”, de Rubens Rodrigues, “Como gerar autoridade nas redes sociais”; de Marcelo Quirino, “Neurocomunicação aplicada ao Storytelling”, de Maraisa Lima, “Capital visual para conquistar negócios”, de Silvia Honorato, “Como vender mais em ano de incertezas”, de Edu Rossi, e “Carisma como estratégia para vender mais”, de Rogério Mesquita.

 

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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