Apenas 62,3% das famílias carentes de Goiânia trocaram a parabólica pela digital 

família

Cinco meses após a ativação da tecnologia 5G, muitas famílias carentes ainda não solicitaram a troca da parabólica pela digital. A estimativa é que 2,1 mil tenham direito à substituição, mas somente 296 foram instalados até a última sexta-feira, 27. O número corresponde a apenas 62,3% do total previsto. De acordo com a entidade Siga Antenado, aproximadamente 38,3 mil kits gratuitos devem ser distribuídos na capital e região formada por outras 49 cidades.

 

A substituição é necessária para a disponibilização do novo sinal, que interrompeu a atual frequência de televisão convencional para não sobrepor as redes. Na prática, quem não fizer a troca, não conseguirá assistir aos canais de TV aberta. A vantagem é a melhoria da qualidade de som e imagem. As famílias que utilizam outros sistemas de recepção para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe instalada no alto da casa, antena digital interna ou TV por assinatura não precisam se preocupar, pois não haverá qualquer mudança em seus equipamentos.

 

“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e o que precisam fazer para migrar para a nova tecnologia”, afirma o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra. 

 

Luziânia e Águas Lindas de Goiás são as cidades com maior número de famílias que devem ser atendidas, com 4,1 mil e 3,5 mil kits previstos, respectivamente. Na sequência, estão: Valparaíso de Goiás (3,2 mil), Formosa (2, 4 mil), Nova Gama (2,1 mil), Goiânia (2,1 mil) e Planaltina (1,8 mil).  A troca gratuita dos equipamentos é prevista para beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Para verificar se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar gratuitamente para 0800 729 2404 com o CPF ou NIS em mãos para agendar a visita do técnico para instalar a nova parabólica.

 

Com o 5G, a proposta é favorecer a evolução e maior acesso a opções como telemedicina, cirurgias a distância e chegada de carros autônomos, por exemplo. No caso de trabalhadores, a perda dos empregos e isolamento social intensificaram a pobreza que poderia ter sido remediada com a chance de empreender online com vendas dentro e fora das comunidades. O fechamento de algumas agências bancárias e solicitação de produtos em e-commerces também fica inviabilizada sem a internet de qualidade fazendo com que consultar o saldo na conta digital se torne impossível. 

 

As cidades com mais de 500 mil habitantes começaram a passar pelo processo neste mês de janeiro. A partir de julho de 2023, o serviço começa nos municípios com mais de 200 mil habitantes. O trabalho segue em 2024 e 2025 por todo o Brasil. 

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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