O Corpo de Bombeiros segue procurando pelo turista americano, Raul Jiménez, de 30 anos, que desapareceu no sábado, 28, na Chapada dos Veadeiros, localizada na região de Alto Paraíso. Ele estava se banhando na cachoeira Raizama na companhia de quatro pessoas, quando foram pegos de surpresa pelo aumento repentino do volume de água.
Ao todo, a corporação concentrou 30 militares às margens do Rio São Miguel nesta segunda-feira, 30, de acordo com o tenente-coronel, Fernando Augusto Caramaschi. A corporação também tem contato com a ajuda de guias e moradores da região.
“Estamos procurando ele com a ajuda de cães e drones. Também mandamos reforçar um reforço de 14 militares especialistas para ajudar nas buscas”, explicou.
Chance de turista estar vivo é baixa
Ainda de acordo com Fernando, as chances de encontrar Raul com vida são baixas, visto que é incomum uma pessoas sobreviver às condições em que ele foi submetido pela força da natureza.
A forte correnteza provocada pela chuva e a região de mata tem dificultado a ação dos bombeiros. O tenente-coronel, inclusive, afirmou que a força da água impediu que os bombeiros realizam buscas pela água.
“O local onde ele desapareceu tem cânions menores, de seis, sendo que alguns chegam a 50 metros de altura. Então a chance de sobrevivência é baixa. A força da água no momento era grande e isso dificulta a possibilidade da pessoa se agarrar a alguma coisa. Não descartamos a possibilidade de ele estar com vida, mas é muito baixa”, concluiu.
Desaparecimento
O turista desapareceu após ser surpreendido pela força da água enquanto estava aproveitando a cachoeira. Do grupo de quatro pessoas que estavam com Fernando, três conseguiram se abrigar em local seguro, já outro ficou ilhado e foi resgatado pela corporação apenas por volta das 23h por conta do difícil acesso.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)