Eleito pelo entorno do DF, Ricardo Quirino visita Alego pouco antes da posse

Quirino

Faltando apenas dois dias para a posse, o deputado estadual eleito Ricardo Quirino (Republicanos) visitou a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Ele é uma das 41 pessoas que serão oficializados no cargo para mandato de quatro anos, a partir desta quarta-feira, 1º. Além de conhecer o funcionamento da Casa, o representante do entorno do Distrito Federal endossou apoio ao colega e líder do governo Bruno Peixoto (MDB), que concorre a presidente da mesa diretora.

 

Quirino já tem experiência com o trabalho legislativo. Ele foi suplente de deputado federal pelo Distrito Federal em 2006. Na Alego, ele foi informado sobre o funcionamento em detalhes do painel eletrônico, das votações e da  sequência das sessões ordinárias. “Estamos preparados para um ano de muito trabalho”, disse. 

 

Apesar de levantar a bandeira da pessoa idosa, o pastor com atuação em Valparaíso promete defender todas as causas em favor dos goianos. A atuação especialmente na base eleitoral ganhou reforço recentemente com a criação da Região Metropolitana do Entorno do DF. O projeto sancionado pelo governador Ronaldo Caiado promete buscar soluções definitivas a problemas de mobilidade urbana, saúde, saneamento e destinação de resíduos sólidos que afligem os moradores locais.

 

“Vamos procurar estar na base apoiando e votando aqueles projetos que vão beneficiar a população. A gente procura ter uma independência de voto, mas vamos trabalhar junto com o governador para que a população possa ser beneficiada”, enfatizou Quirino.

 

Posse

 

Os deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse em sessão solene no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, às 14 horas. Na sequência da posse, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Na indicação dos candidatos ou composição das chapas serão respeitados, dentro do possível, os critérios de representação pluripartidária e proporcionalidade.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco revela tentativas de atentado durante visita ao Iraque em 2021

Em sua autobiografia, o Papa Francisco revelou que duas tentativas de atentado contra ele foram frustradas durante sua visita histórica ao Iraque, em 2021. O pontífice relatou que foi informado pelos serviços de segurança britânicos sobre uma jovem que estaria a caminho de Mossul, uma das maiores cidades iraquianas, carregando explosivos com a intenção de se explodir durante sua presença. Além disso, ele mencionou uma van que teria partido em alta velocidade com o mesmo objetivo.

No trecho publicado pelo jornal italiano Corriere Della Sera, Francisco descreve a resposta recebida no dia seguinte pela Gendarmaria do Vaticano. Segundo ele, o comandante informou que os responsáveis haviam sido interceptados e “não estavam mais lá”, uma referência à atuação das autoridades iraquianas, que teriam evitado os ataques. “Isso também foi muito marcante para mim. Isso também foi o fruto envenenado da guerra”, escreveu o pontífice em suas memórias.

O relato faz parte do livro Esperança, que será lançado no início de 2024, próximo ao aniversário de 88 anos de Francisco, celebrado nesta terça-feira, 17.

A visita ao Iraque marcou a primeira vez que um líder da Igreja Católica esteve no país, em uma viagem considerada de alto risco devido à situação de segurança e à pandemia de Covid-19. Mesmo assim, Francisco decidiu seguir com a missão, destacando a importância histórica e religiosa do Iraque, lar de uma das comunidades cristãs mais antigas do mundo.

Durante a viagem, o Papa demonstrou solidariedade aos cristãos perseguidos no país e se encontrou com o Grande Aiatolá Ali al-Sistani, uma das figuras mais influentes do islamismo xiita, em um encontro considerado histórico para o diálogo inter-religioso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp