Buscas por turista americano na Chapada dos Veadeiros chega ao 5º dia

Buscas por turista americano na Chapada dos Veadeiros chega ao 5º dia

As buscas pelo turista americano, Raul Jiménez, de 30 anos, completaram cinco dias nesta quarta-feira, 1º. Ele desapareceu no sábado, 28, enquanto se banhava com um grupo de amigos na cachoeira Raizama, localizada na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso. 

Buscas por americano se concentra no Ribeirão São Miguel

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Thiago Wening Barbosa, as buscas estão sendo concentradas no Ribeirão São Miguel, para onde o turista pode ter sido levado pela força d’água. A corporação também trabalha com a hipótese de achar o turista com vida, mas as chances são baixas. 

Até a tarde desta segunda-feira, 31, pelo menos 40 bombeiros e voluntários estavam à procura do americano, entre eles, mergulhadores. Cães farejadores, drones com câmeras térmicas e guias locais também participam da força-tarefa, que está agindo por terra e pela água.

“Devido a diminuição da chuva e a baixa no volume d’água, nós conseguimos avançar em alguns pontos que ainda não tínhamos conseguido chegar. Nesta segunda avançamos 10 quilômetros rio abaixo. Os mergulhadores realizaram buscas pela água em alguns pontos de interesse, mas infelizmente ainda não tivemos êxito em localizá-lo”, disse. 

Bombeiros avançam

Ainda de acordo com o capitão, a área de buscas deve ser aumentada nesta quarta-feira, visto que a chuva na região tem dado uma ‘trégua’. Raul desapareceu após ser surpreendido pela força da água enquanto estava aproveitando a cachoeira. 

Do grupo de quatro pessoas que estavam com o turista, três conseguiram se abrigar em local seguro, já outro ficou ilhado e foi resgatado pela corporação. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp