Bolsonaro fará palestra em evento de empresa que financiou ataque ao Capitólio

Bolsonaro fará palestra em evento de empresa que financiou ataque ao Capitólio

Jair Bolsonaro irá palestrar em um evento realizado por uma organização golpista nos Estados Unidos na próxima sexta-feira, 3, em Miami. O discurso é promovido por uma organização associada ao ataque ao Capitólio, promovido por apoiadores de Donald Trump em 6 de janeiro de 2021.

A empresa que organiza o evento é a Turning Point USA, fundada pelo americano Charlie Kirk. O homem é apontado como parte da engrenagem que financiou a invasão ao congresso americano com intuito de impedir a diplomação do atual presidente, Joe Biden. 

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro de 2022, após ser vencido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais. O político é investigado por possível incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro, que causaram a invasão ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e o Palácio do Planalto. 

O político não tem data para voltar ao Brasil. Ele entrou com um pedido de troca de visto nos Estados Unidos e deve permanecer no país como turista, de acordo com advogados que cuidam do caso. 

Charlie Kirk

Charlie Kirk tem 29 anos e é conhecido como um dos políticos de extrema direita americano. Ele está em listas de perfis com capacidades de influência de disseminação de desinformação e arrecada dinheiro de doadores para manter a operações das empresas Turning Point USA e Turning Poin Action. 

Em 2020, Kirk foi responsável por disseminar notícias falsas sobre fraude nas eleições americanas. Ele encorajou as pessoas a participarem do comício de Trump e chegou a dizer que havia pago 80 ônibus para levar americanos até Washington onde lutariam ”pelo presidente”. 

A postagem foi apagada após a invasão ao Capitólio. Reportagens apuraram que Kirk financiou cerca de sete ônibus para a tentativa de golpe, além de dinheiro para outras atividades como comício pró-Trump. 

O político foi intimado a depor perante ao comitê do Congresso americano. Ele permaneceu calado e não respondeu os legisladores sobre as questões perguntadas. 

As investigações sobre o ataque ao Capitólio continuam em andamento pela Justiça americana.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos