Goiás registrou três idosos vítimas de violência por dia em 2022

A violência contra o idoso sofreu um aumento de 9,1%, em Goiás, durante o ano de 2022, de acordo com a Secretaria da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ao todo, a pasta contabilizou 1.162 casos de pessoas acima de 60 anos vítimas de violência. Ou seja, por dia, três idosos foram agredidos, maltratados ou até mesmo abusados sexualmente. Por mês, esse número chega a 96 ocorrências. 

No mesmo período do ano passado, a SSP contabilizou 1.065 idosos vítimas de violência. Mesmo apresentando aumento de forma geral, algumas áreas como maus-tratos (67 casos) e abandono de incapaz (6 casos) apresentaram redução de 16,2% e 66,6%, respectivamente. Entretanto, crimes como: lesão corporal (1.064 casos) e estupro (25), apresentaram aumento de 11,3% e 78,5%.

Para o delegado Alexandre Alvim, da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI), o aumento dos crimes contra a pessoa idosa pode estar relacionado a pandemia e a conscientização da população, que passou a denunciar mais.

“O acréscimo no número de ocorrências começou a ser percebido desde a pandemia, quando o idoso ficou mais tempo com o agressor. Além disso, devido às restrições, muitas vezes a única renda da família era proveniente do auxílio do idoso. Isso fez com que gerasse mais atrito entre as famílias”, explicou. 

Perfil

Conforme o delegado, as pessoas que praticam atos de violência, normalmente, são responsáveis pelos cuidados das vítimas, como filhos e cuidadores. Alexandre conta que os crimes mais comuns são exploração financeira, abandono de incapaz e maus-tratos. 

O investigador conta ainda que é possível identificar um idoso vítima de violência por meio das suas ações. Por exemplo, se a vítima está mais calada, é necessário tentar entender o motivo do silêncio. Atitudes de familiares como gritos e outras ações também podem indicar crimes.

“É importante que seja denunciado, para que a delegacia tome as providências. Tentamos ao máximo não retirar o idoso da família, apenas em último caso, se não tiver condições, ele é encaminhado para um abrigo”, conta.

Para denunciar esse tipo de crime, a Polícia Civil (PC) disponibiliza duas delegacias especializadas no atendimento ao idoso, além de contatos exclusivos para denúncias como o Disque 197, Disque 180 e o fixo das delegacia de Goiânia (62 3201-1501) e Anápolis (62 – 3328-2736). Os crimes também podem ser denunciados por meio do site da corporação.

Penas pequenas

Por mais que os crimes contra a pessoa idosa sejam comuns, a pena para os agressores é pequena, se comparada com outros crimes. Casos de maus-tratos, agressão física e verbal, além de exploração financeira, por exemplo, possuem penas entre seis meses e quatro anos, visto que o Estatuto do Idoso não permite uma pena extensa.

“No geral, são penas pequenas. Não é nada que vai acabar coibindo, por si só, o crime contra o idoso. Na prática, a gente precisaria que isso fosse alterado, para ter pernas severas”, concluiu. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem recebe 300 mil visitantes nos primeiros 10 dias

Nos primeiros 10 dias de realização, o Natal do Bem 2024 já recebeu 300 mil pessoas, oferecendo um espetáculo de luzes, som e alegria para os visitantes.

Promovido pelo Governo de Goiás, em parceria com o Goiás Social e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o evento aguarda mais de 1,5 milhão de visitantes até o final da programação, no dia 5 de janeiro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, reforçando sua posição como o maior Natal gratuito do país.

Natal do Bem

Com uma área de 30 mil m² decorada para proporcionar verdadeira imersão natalina, o Natal do Bem tem programação variada. As atrações incluem cenas teatrais, música clássica e popular, além de apresentações com bailarinos, cantores, acrobatas e artistas circenses.

Os visitantes podem também se encantar com a Vila do Papai Noel, a Vila de Brinquedos, a Vila Gastronômica, com 25 quiosques, e a Vila Gelada, onde a neve artificial cria experiência mágica para crianças e adultos.

Uma imponente árvore de Natal de 40 metros e 2,7 milhões de pontos de luz completam o cenário, transportando os visitantes para um mundo de fantasia e celebração.

“O Natal do Bem 2024 será inesquecível, isso eu posso garantir. A cada ano que passa, o Governo de Goiás melhora ainda mais esse evento, que é pensado para assegurar às crianças e famílias em vulnerabilidade o direito de viver a magia do Natal. Inclusive, neste ano, com novidade especial, que é a roda-gigante inédita em Goiás”, destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Ainda segundo ela, o número expressivo de visitantes demonstra o impacto positivo da iniciativa para Goiás.

“Em apenas 10 dias, 300 mil pessoas já passaram por aqui, o que confirma o quanto o Natal do Bem é importante. Este evento não é apenas uma celebração natalina, é uma experiência que emociona e transforma vidas”.

Além de promover a magia do Natal, o evento mantém o compromisso com a segurança e acessibilidade: equipes de apoio de saúde e segurança estão presentes, e a estrutura conta com rampas de acesso, piso tátil e intérpretes de Libras para garantir que todos possam participar e se emocionar.

Para muitos visitantes, o Natal do Bem é mais do que um espetáculo: é uma oportunidade de reunir a família e vivenciar a tradição.

“Eu nunca tinha visto nada assim. Parece que entramos num conto de Natal de verdade. A gratuidade permite que todos, principalmente famílias que não têm condições de pagar por entretenimento, possam participar dessa experiência. É emocionante ver os olhos das crianças brilhando”, compartilhou Valdirene Sampaio, que foi pela primeira vez ao Natal do Bem.

Funcionamento

O Natal do Bem funciona de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. Apenas nos dias 24 e 31 de dezembro, o horário será diferente: das 19 até às 21 horas.

Serviço
14 de novembro a 5 de janeiro
3ª feira a domingo – 18h às 23h
24 e 31 de dezembro – 19h às 21h

Ônibus e estacionamento gratuitos

Para facilitar o acesso ao evento, o Natal do Bem terá duas linhas especiais de ônibus gratuitas para as famílias chegarem ao local sem preocupação. A Rota 1 sairá do Shopping Flamboyant até o CCON. E a Rota 2 partirá da Praça Cívica rumo ao CCON.

Além das linhas especiais gratuitas, haverá outras duas linhas regulares da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). A Linha 990, partindo do Terminal Praça da Bíblia. E a Linha 991, que sai do Terminal Isidória. Ambas vão desembarcar no CCON.

Para quem for no carro, serão seis estacionamentos gratuitos com 12 mil vagas rotativas, 5 mil a mais do que em 2023. Aqueles que optarem por ir no táxi ou utilizar transporte por aplicativo terão ponto para embarque e desembarque no CCON.

Linhas de ônibus exclusivas
Linha 990 – Terminal Praça da Bíblia / Praça Cívica / Oscar Niemeyer
Linha 991 – Terminal Isidória / Flamboyant / Oscar Niemeyer
Linha gratuita – Praça Cívica / Oscar Niemeyer
Linha gratuita – Shopping Flamboyant / Oscar Niemeyer

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp