Prefeitura de Goiânia projeta retorno dos ônibus à Avenida Goiás em 20 dias

92354172-2e1e-46d8-91c2-078bbb1509ae

Ao participar, nesta sexta-feira, 10, do lançamento do Cartão Família e anúncio de nova frota de ônibus para o transporte coletivo, o prefeito Rogério Cruz informou que a Prefeitura de Goiânia projeta retorno dos ônibus à Avenida Goiás em 20 dias. “Vamos liberar a Avenida Goiás para o retorno do transporte público. Uma importante solicitação dos comerciantes e dos moradores da região central”, disse.

Na ocasião, o prefeito assinou o Termo de Cessão de Uso do terminal do Bus Rapid Transit (BRT) da Rodoviária para a CMTC. “O terminal dará condições de receber esses ônibus que vêm do Terminal Izidória, passando pelo terminal da Rodoviária e subindo pela Avenida Goiás Norte até o Setor Recanto do Bosque, beneficiando uma grande parcela da população de Goiânia”, explicou.

O lançamento do Cartão Família aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A nova modalidade modernizará o sistema de bilhetagem ao permitir que até cinco membros de uma mesma família possam usufruir do transporte coletivo aos finais de semana e feriados. A cada viagem, será cobrado o valor de apenas uma passagem, R$ 4,30, no cartão principal. Para os demais membros, a viagem será gratuita. A adesão ao programa é feita pelo site do Sitpass, onde o responsável deve cadastrar os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal.

Conforme as regras do programa, podem ser cadastrados membros que tenham a partir de 05 anos de idade. Não haverá personalização do cartão principal, que poderá ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar. Já os cartões dos demais integrantes serão personalizados, e devem ser utilizados após o uso do cartão do principal ou responsável na mesma viagem. Os cartões não podem ser utilizados por terceiros.

Durante o evento, foram apresentados 20 ônibus que passam a integrar a frota do transporte público na Região Metropolitana de Goiânia. A previsão é de que até no mês de julho deste ano, 60 novos ônibus passem a funcionar na operação do Bus Rapid Transit (BRT) Norte/Sul, além da renovação de toda a frota do transporte coletivo até 2025.

Parceria

O governador Ronaldo Caiado afirmou que “sem a parceria com o prefeito Rogério Cruz, não seria possível implantar uma mudança qualitativa no sistema de transporte público da Região Metropolitana”. “Eu tenho a humildade de dizer que se não existisse a nossa parceria, nada teria acontecido. Nós tivemos a todo momento o interesse de resolver esse assunto que era procrastinado e empurrado com a barriga e nunca resolvido por mais de 20 anos nesse nosso estado de Goiás. Essa é a grande realidade. Muito obrigado, prefeito Rogério Cruz”, disse.

Por sua vez, o prefeito agradeceu o governador e ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre o governo estadual e a Prefeitura de Goiânia com as demais prefeituras integradas ao sistema de transporte público. “Eu e o governador, juntamente com os prefeitos das cidades de Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, estamos de mãos dadas fazendo com que o transporte público da Região Metropolitana cresça, se desenvolva e tenha qualidade no serviço prestado à nossa população. Muitos não acreditaram, mas hoje estamos apresentando o que há de melhor no transporte público com esse sistema desenvolvido aqui”, disse Rogério Cruz.

Ainda durante o discurso, Rogério Cruz recordou que, no início do atual mandato, antes do falecimento do prefeito Maguito Vilela, esteve com o governador Ronaldo Caiado acompanhado do vice-governador Daniel Vilela para tratar do transporte coletivo na Região Metropolitana. Ao assumir o microfone, Daniel afirmou que se lembrou da ocasião e que, na época, era iminente uma paralisação do transporte público na capital.

“Nos precisávamos naquele momento de uma decisão. Quando chegamos, o governador já havia se decidido a se comprometer com grande parte desse subsídio. E de lá para cá tantas melhorias aconteceram. Esse é um tema que já derrubou governos, não só no Brasil, como ocorreu após as manifestações em 2013, mas em outros países também”, afirmou, completando que “é necessária uma grande campanha de comunicação para alertar a população dos benefícios disponíveis no sistema de transporte público”.

O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu, explicou que o Cartão Família é mais um benefício com viés social, característica da gestão de Rogério Cruz. “O prefeito sempre nos busca para poder criar soluções e alternativas que atendam ao social, o que sempre é a sua principal preocupação. O Cartão Família é mais um produto que tem total relação com o que a sua gestão tem realizado na cidade de Goiânia, que é cuidar das pessoas e de suas famílias”, afirmou.

O presidente da Cooperativa de Transportes de Goiás, Rilvadar Gonçalves, elogiou a atuação em conjunto do governador Ronaldo Caiado e do prefeito Rogério Cruz em benefício do transporte coletivo na capital. “Rogério Cruz é uma pessoa que tem dado seu apoio, ajudado de todas as maneiras, para que a melhora no transporte coletivo se torne uma realidade”, declarou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp