Chuva derrubada ponte e alaga ruas em Anápolis

As fortes chuvas que atingiram o estado durante o final de semana provocaram estragos em alguns municípios da Região Metropolitana de Goiânia e cidades vizinhas como Anápolis. O temporal deixou pessoas ilhadas, alagou ruas e até derrubou uma ponte da cidade. Os estragos ocorreram dois dias depois do alvoroço causado pela chuva, Goiânia.

Neste domingo, 12, por exemplo, ao menos 10 pessoas ficaram ilhadas em cima de carros ou dentro de casas, na Avenida Amazílio Lino, em Anápolis, por causa do transbordamento do Córrego das Antas. Os moradores precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros com a ajuda de botes. 

Uma motorista, inclusive, foi arrastada pela força da correnteza do córrego. A corporação informou que a mulher conseguiu sair do veículo nadando. O carro foi encontrado a aproximadamente 5 km de onde foi carregado pelas águas. 

Além disso, uma ponte desabou e formou uma cratera na travessia entre o bairro Flamboyant e o bairro de Lourdes durante as fortes chuvas que caíram na cidade. Um carro que estava estragado e estacionado na região foi engolido pelo buraco. 

Alagamentos

O Córrego Góis, que passa embaixo da estrutura, também transbordou e causou alagamentos pela cidade. A prefeitura de Anápolis informou, em nota, que o monitoramento dos pontos prejudicados pela chuva está sendo feito pela Defesa Civil, Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) e secretarias de Obras e Serviços Urbanos.

Assista ao vídeo:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Casos de HIV registra redução de 10% Goiânia

Nos primeiros nove meses de 2024, Goiânia viu uma redução de 10% no número de novos casos do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com dados da Gerência de Doenças e Agravos Transmissíveis IST e Aids, a capital registrou 542 casos de HIV de janeiro a setembro de 2023, enquanto no mesmo período de 2024, o número caiu para 485, representando uma redução de 10,52%.
 
Essa diminuição é atribuída principalmente ao aumento no uso da Profilaxia Pre-Exposição (PrEP), com um crescimento de 20,89% no número de novos usuários neste ano. Além disso, há também o aumento de pacientes que, ao serem diagnosticados com HIV, iniciam o tratamento regular, retardando assim o desenvolvimento da Aids. “Essas estratégias têm mostrado resultados significativos na prevenção da progressão da doença,” explica a técnica de Vigilância Epidemiológica das Infecções Sexualmente Transmissíveis, Valeria Borba.
 
Embora a redução nos novos casos seja positiva, a situação ainda exige atenção, pois ainda há óbitos causados pela doença. Até agosto deste ano, foram registrados 46 óbitos em decorrência do HIV/Aids. Atualmente, cerca de seis mil pessoas convivem com o vírus na capital, sendo 85% delas do sexo masculino.
 
A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais no combate ao vírus. “É necessário manter o alerta sobre a importância da prevenção e dos testes rápidos em casos necessários. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações graves e óbitos,” alerta a diretora de Vigilância Epidemiológica, Marília de Castro.
 
No dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Goiânia promoverá uma ação de conscientização e prevenção para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento ocorrerá das 8h às 12h, no Lago das Rosas, no Setor Oeste. A ação é aberta ao público e contará com atividades gratuitas voltadas à informação, prevenção e diagnóstico precoce da doença. A programação inclui a realização de testes rápidos, distribuição de autotestes, além de orientações com profissionais de saúde sobre a doença e as formas de prevenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp