Gracinha Caiado faz primeiro encontro com primeiras-damas e gestores sociais

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, retomou na manhã desta segunda-feira, 13, os encontros virtuais com as primeiras-damas e gestores sociais dos municípios goianos. A primeira reunião do ano contou com a presença de cerca de 400 pessoas de todas as regiões do estado.

A partir de 2023, os encontros virtuais, que tiveram início ainda em março de 2020, com a pandemia da Covid-19, passam por mudanças com foco no aprendizado contínuo e permanente da Assistência Social. “Vamos ter encontros a cada 15 dias e com muitas novidades, inclusive com convidados especiais que vão somar ao nosso trabalho e fazer com que os municípios tenham de fato suas vozes ouvidas”, destacou Gracinha.

Durante o encontro, os participantes puderam saber mais sobre as ações programadas para este ano e tirar dúvidas sobre prazos e recursos destinados às prefeituras. Entre os tópicos tratados durante o primeiro encontro está o pacote social que vem sendo preparado pelo Governo de Goiás e que, em breve, será enviado para a Assembleia Legislativa de Goiás. “Serão quatro novos programas sociais com o objetivo de romper o ciclo da pobreza em Goiás”, detalhou a coordenadora do GPS.

A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), a primeira-dama de Divinópolis, Claudia Tolentino, participou da videoconferência e enfatizou a importância dos encontros. “Esta é uma fonte de diálogo permanente e é muito bom saber que temos essa ponte com o governo estadual, que realmente ouve as demandas de cada município”.

Capacitação

O trabalho de capacitação é responsabilidade da Gerência Social, estrutura que funciona dentro da OVG, em parceria com o GPS. A partir da adesão, o município tem acesso a uma série de serviços e produtos, incluindo supervisões on-line e polos de capacitação para os técnicos das prefeituras. Nos últimos quatro anos, os trabalhos chegaram a 245 municípios, com mais de 25 mil certificados emitidos e 3,5 mil pessoas capacitadas em todo o estado.

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Procon Goiás aponta variação de preços de presentes de Natal em 184%

O Natal está chegando e para orientar o consumidor que ainda vai às compras, o Procon Goiás realizou uma pesquisa com os itens mais procurados neste período, como perfumes, maquiagens, óculos, livros, tênis, eletrônicos e brinquedos. Somente em Goiânia, o levantamento foi realizado com 46 produtos de 31 estabelecimentos, dos dias 09 a 13 dezembro, e apontou diferenças superiores a 184% nos valores.

A boneca Barbie foi o item com maior variação na pesquisa, chegando a 184,33%. O produto está sendo comercializado de R$ 69,99 a R$ 199 nas lojas de Goiânia e região metropolitana. Entre os eletroeletrônicos também houve oscilação na chapinha Gama Italy, encontrada pelos pesquisadores entre R$ 69,90 e R$ 149, diferença de mais de 113%.

O levantamento também encontrou variação de 142,43% nos preços do brinquedo Hot Wheels City Transportador, que oscilaram entre R$ 329,99 e R$ 799,99, e de 107,99% na base Mari Maria, que pode ser encontrada com preços entre R$ 39,99 e R$ 82,99. A pesquisa completa, com relatório e planilhas, está disponível no site goias.gov.br/procon.

Pesquisa em Anápolis

O Procon Goiás também realizou um comparativo nas lojas de Anápolis. No município, 43 itens de 21 estabelecimentos participaram do levantamento, que ocorreu dos dias 09 a 11 de dezembro.

O livro Você Pode Curar sua Vida, da escritora Louise L. Hay, foi o item com maior variação, chegando a 174,64%. O produto está sendo comercializado de R$ 19,99 a R$ 54,90. A base Mari Maria Make-up também apresentou uma grande diferença de preços nas lojas de Anápolis. O item foi encontrado sendo comercializado de R$ 35,99 a R$ 79,99 chegando a 122% de variação.

Orientações

Pela variação considerável nos preços de um mesmo produto, o Procon Goiás orienta que o consumidor realize uma pesquisa antes de comprar qualquer presente para analisar os preços e as promoções de cada estabelecimento. O comprador também deve avaliar a qualidade dos itens para evitar a compra produtos danificados.

Vale lembrar que o consumidor pode pedir para abrir a embalagem para verificar que não há nenhum defeito, além de fazer os testes na loja quando se tratar de produto eletrônico. É importante estar atento também à política de troca de cada estabelecimento, já que o fornecedor não é obrigado a realizar trocas em razão de cor ou tamanho, somente em caso de produtos com defeito.

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