Data Venia: Vítimas de violência doméstica acolhidas

O juiz Rodrigo de Castro Ferreira, de Jataí, está mobilizando a cidade para dar mais autoestima às mulheres vítimas de violência doméstica na cidade. Em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Jataí, Prefeitura de Jataí, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG), psicólogos, cabeleireiros e manicures, o magistrado quer devolver às vítimas de agressões físicas e psicológicas o amparo necessário para que elas reassumam suas vidas. O objetivo é prevenir, acolher, proteger e empoderar a mulher vítima de violência doméstica.

Juizado realiza força-tarefa
Mais de 2 mil atos foram realizados pela Divisão de Atividades Específicas da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em auxílio ao 1º Juizado Especial da Fazenda Pública de Goiânia. Entre os dias 10 de janeiro e 16 de fevereiro deste ano, foram efetuados pela equipe 2.587 atos processuais, que resultaram em 2.397 sentenças, 117 despachos e 73 decisões.

STJ quer votação rápida da PEC
Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) defenderam a rápida votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 209/2012, durante encontro com líderes partidários da Câmara dos Deputados. O texto, que estabelece um filtro de admissibilidade para os recursos especiais, foi aprovado em primeiro turno, em dezembro do ano passado, e aguarda a última rodada de votação para ser encaminhado ao Senado.

Dispensa de funcionária com cardiopatia
Um laboratório de medicina foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a uma empregada com doença cardíaca que foi dispensada imotivadamente e teve seu plano de saúde cancelado devido à demissão. A decisão foi do juiz titular da 16ª Vara do Trabalho de Brasília (DF), Luiz Fausto Marinho de Medeiros.

Curso para juízes federais

A Escola de Magistratura Federal (Esmaf) da 1ª Região promoveu no auditório do Edifício-sede da Seção Judiciária de Goiás, curso de Gestão Estratégica e PJe, que aborda temas como o planejamento estratégico, metas aplicáveis e ferramentas de acompanhamento. Os temas abordados se inserem dentro de um cenário em que se buscam melhorias no atendimento célere ao cidadão, usuário final dos serviços judiciários.

Posse do novo ministro do STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) dará posse a Alexandre de Moraes no cargo de ministro, em sessão solene marcada para o dia 22 de março. O decreto de nomeação de Moraes foi assinado pelo presidente da República, Michel Temer, em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU). Alexandre de Moraes vai ocupar vaga decorrente do falecimento do ministro Teori Zavascki, ocorrido em janeiro deste ano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem recebe 300 mil visitantes nos primeiros 10 dias

Nos primeiros 10 dias de realização, o Natal do Bem 2024 já recebeu 300 mil pessoas, oferecendo um espetáculo de luzes, som e alegria para os visitantes.

Promovido pelo Governo de Goiás, em parceria com o Goiás Social e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o evento aguarda mais de 1,5 milhão de visitantes até o final da programação, no dia 5 de janeiro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, reforçando sua posição como o maior Natal gratuito do país.

Natal do Bem

Com uma área de 30 mil m² decorada para proporcionar verdadeira imersão natalina, o Natal do Bem tem programação variada. As atrações incluem cenas teatrais, música clássica e popular, além de apresentações com bailarinos, cantores, acrobatas e artistas circenses.

Os visitantes podem também se encantar com a Vila do Papai Noel, a Vila de Brinquedos, a Vila Gastronômica, com 25 quiosques, e a Vila Gelada, onde a neve artificial cria experiência mágica para crianças e adultos.

Uma imponente árvore de Natal de 40 metros e 2,7 milhões de pontos de luz completam o cenário, transportando os visitantes para um mundo de fantasia e celebração.

“O Natal do Bem 2024 será inesquecível, isso eu posso garantir. A cada ano que passa, o Governo de Goiás melhora ainda mais esse evento, que é pensado para assegurar às crianças e famílias em vulnerabilidade o direito de viver a magia do Natal. Inclusive, neste ano, com novidade especial, que é a roda-gigante inédita em Goiás”, destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Ainda segundo ela, o número expressivo de visitantes demonstra o impacto positivo da iniciativa para Goiás.

“Em apenas 10 dias, 300 mil pessoas já passaram por aqui, o que confirma o quanto o Natal do Bem é importante. Este evento não é apenas uma celebração natalina, é uma experiência que emociona e transforma vidas”.

Além de promover a magia do Natal, o evento mantém o compromisso com a segurança e acessibilidade: equipes de apoio de saúde e segurança estão presentes, e a estrutura conta com rampas de acesso, piso tátil e intérpretes de Libras para garantir que todos possam participar e se emocionar.

Para muitos visitantes, o Natal do Bem é mais do que um espetáculo: é uma oportunidade de reunir a família e vivenciar a tradição.

“Eu nunca tinha visto nada assim. Parece que entramos num conto de Natal de verdade. A gratuidade permite que todos, principalmente famílias que não têm condições de pagar por entretenimento, possam participar dessa experiência. É emocionante ver os olhos das crianças brilhando”, compartilhou Valdirene Sampaio, que foi pela primeira vez ao Natal do Bem.

Funcionamento

O Natal do Bem funciona de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. Apenas nos dias 24 e 31 de dezembro, o horário será diferente: das 19 até às 21 horas.

Serviço
14 de novembro a 5 de janeiro
3ª feira a domingo – 18h às 23h
24 e 31 de dezembro – 19h às 21h

Ônibus e estacionamento gratuitos

Para facilitar o acesso ao evento, o Natal do Bem terá duas linhas especiais de ônibus gratuitas para as famílias chegarem ao local sem preocupação. A Rota 1 sairá do Shopping Flamboyant até o CCON. E a Rota 2 partirá da Praça Cívica rumo ao CCON.

Além das linhas especiais gratuitas, haverá outras duas linhas regulares da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). A Linha 990, partindo do Terminal Praça da Bíblia. E a Linha 991, que sai do Terminal Isidória. Ambas vão desembarcar no CCON.

Para quem for no carro, serão seis estacionamentos gratuitos com 12 mil vagas rotativas, 5 mil a mais do que em 2023. Aqueles que optarem por ir no táxi ou utilizar transporte por aplicativo terão ponto para embarque e desembarque no CCON.

Linhas de ônibus exclusivas
Linha 990 – Terminal Praça da Bíblia / Praça Cívica / Oscar Niemeyer
Linha 991 – Terminal Isidória / Flamboyant / Oscar Niemeyer
Linha gratuita – Praça Cívica / Oscar Niemeyer
Linha gratuita – Shopping Flamboyant / Oscar Niemeyer

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp