Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás abre temporada 2023

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) realiza nesta quinta-feira, 16, a abertura da temporada de 2023. O primeiro concerto será realizado no Teatro Escola Basileu França, às 20h, com participação da solista mirim Stella Pelosini, de apenas 13 anos. A regência ficará a cargo do maestro ítalo-brasileiro Alessandro Borgomanero e a entrada é franca.

Com um repertório diversificado, a abertura será com o concerto para piano nº 23 de Mozart. Na sequência, uma seleção de suítes e aberturas de várias óperas, dentre elas Nabucco (Verdi), Carmen (Bizet), Bodas de Fígaro (Mozart) e Cavaleria Rusticana (Mascagni).

“A ideia desse repertório é achar algo que seja muito interessante da orquestra tocar e, ao mesmo tempo, pedagógico em relação à liberdade rítmica e de fraseado que a ópera permite fazer. Vai ser um programa bacana para o público escutar porque são melodias lindíssimas e muito conhecidas”, explica o maestro Alessandro Borgomanero.

Segundo Alessandro, a grande estrela da noite será a jovem pianista Stella Pelosini. “Ela tem apenas 13 anos de idade e vai nos presentear com a abertura desse concerto. É sempre muito bom ver crianças altamente talentosas se dedicando à música clássica”, completa.

Temporada 2023

O coordenador dos Grupos Sinfônicos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, Eliel Ferreira, conta que, além das ações em hospitais, escolas e no interior do Estado, estão previstos concertos diversificados na temporada 2023. “Para esse ano, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás terá balés, concurso de jovens solistas e até musical”. A OSJG é um projeto mantido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) em parceria com a EFG em Artes Basileu França.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp