Caiado convoca professores e gestores a avançar na qualidade do ensino em Goiás

Caiado convoca professores e gestores a avançar na qualidade do ensino em Goiás

Diretores escolares assumiram, na noite desta terça-feira, 14, compromisso junto ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para melhorar o desempenho escolar dos alunos da rede estadual de ensino. O pacto foi firmado com estratégias e metas definidas, durante encontro de gestores com a presença do chefe do Executivo, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Anápolis.

“Me ajudem naquilo em que acredito: vamos ser o primeiro estado a romper o ciclo da pobreza com base na educação de qualidade”, pediu o governador, convocando diretores e professores a trabalhar pelo resultado esperado.

Com o avanço na qualidade do ensino em Goiás, a expectativa é elevar as notas do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. Para isso cada unidade recebeu uma meta a cumprir, visando subir a nota geral de 5,3 para 5,6 no ensino fundamental e de 4,5 para 4,8 no ensino médio.

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, também estava presente e demonstrou confiança na parceria entre o Estado e os gestores das 1000 unidades que compõem a rede: “Sei que os profissionais da educação vão se dedicar para que todo estudante termine o ano letivo sabendo o que precisa saber, estamos juntos”, garantiu.

Os números do Ideb divulgados no ano passado, referentes a 2021, colocaram Goiás no segundo lugar nacional. A posição foi considerada positiva, já que o período registrou impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos. A expectativa da Seduc é que a retomada das atividades presenciais e os investimentos da gestão estadual na área gerem impacto positivo no indicador. Entre as medidas, estão ações de reforço escolar, utilização de plataformas interativas e adequação de conteúdos.

Repasses

Durante o 3º Encontro de Gestores Escolares da Rede Estadual de Ensino de Goiás, Caiado também anunciou o repasse de R$ 58 milhões às escolas, para este ano, por meio de diferentes programas de incentivo, como Pró-Escola, Gás na Escola e Programa Pequenos Reparos. Desde 2019, o governo estadual investiu mais de R$ 5 bilhões no setor. “Estamos revolucionando a educação. Vamos dar às crianças e aos jovens a perspectiva de vencer na vida, de acordo com a vocação de cada um”, finalizou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp