Decretado ponto facultativo dia 20 nas repartições públicas de Trindade

Decretado ponto facultativo dia 20 nas repartições públicas de Trindade Ficam mantidos serviços essenciais de Saúde (UPA e SAMU); Fiscalização de Meio Ambiente; Fiscalização de Posturas (Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária); Serviços Públicos como Limpeza e Iluminação Pública; e SMT (Secretaria Municipal de Segurança Pública)

Foi publicado na quarta-feira,15, o decreto 218/2023 que declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais de Trindade no dia, 20, segunda-feira. O decreto assinado pelo prefeito Marden Júnior determina o retorno das atividades no dia, 22, quarta-feira, a partir das 13h30.

A decisão segue outros níveis de governo em virtude do feriado nacional do dia 21 de fevereiro, Carnaval, cair na terça.

A exceção está nos serviços essenciais prestados pelos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Saúde (urgências e emergências no SAMU e na UPA, na qual também pode ser feita testagem de Covid-19); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Departamento de Fiscalização); Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária (Departamento de Fiscalização); Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Limpeza e Iluminação Pública); Secretaria Municipal de Segurança Pública (Superintendência Municipal de Trânsito).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp