Prefeitura de Goiânia assegura capacitação de 1,8 mil mulheres

Prefeitura de Goiânia assegura capacitação de 1,8 mil mulheres

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), investe na formação profissionalizante de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Na gestão do prefeito Rogério Cruz, 1.830 alunas concluíram cursos nas áreas de panificação, cozinha, modelagem industrial, cortes de tecido, técnicas de massagem e depilação.Objetivo é assegurar às mulheres independência financeira, para que possam romper o ciclo de violência a que, muitas vezes, estão submetidas.

A capacitação conta com aulas práticas e disciplinas teóricas de empreendedorismo. “A independência financeira da mulher é uma questão de sobrevivência. O trabalho da SMPM em Goiânia recupera a autoestima e cuida da família”, ressalta a secretária da Mulher, Tatiana Lemos.

Rosângela Pereira, de 56 anos, concluiu o curso de técnicas de massagem e depilação. Ela já começou a trabalhar na área de beleza e o próximo passo é abrir seu próprio salão. “Estou me sentindo realizada. Agora é recomeço da minha vida. Depois da conclusão do curso, percebo que tenho muito a aprender, ensinar e a buscar. O universo da mulher não tem limite”, afirma.

Já Juliana Lúcia Campos, de 25 anos, relata a transformação vivenciou após a finalização do curso de embelezamento das mãos e pés. Viúva e com três filhos para sustentar, agora consegue trabalhar em casa. “Aprendi que posso ter minhas vizinhas como clientes. Atualmente, tenho minha própria renda e autonomia financeira”, comemora.

Casa Abrigo Sempre Viva

A Prefeitura de Goiânia oferece também a Casa Abrigo Sempre Viva, com o serviço de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e com risco de morte, bem como seus dependentes. O local conta com uma equipe multidisciplinar para apoiar as vítimas, que podem permanecer no abrigo por 90 dias. O prazo pode ser prorrogado de acordo com a avaliação dos profissionais que atuam no atendimento.

A Casa Abrigo Sempre Viva recebeu, em 2021, 31 mulheres e 17 crianças. Já em 2022, foram atendidas 39 mulheres e 45 crianças. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia. O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Casa da Mulher Brasileira

A Prefeitura administra, por meio da Secretaria da Mulher, a construção da Casa da Mulher Brasileira. A obra tem recursos federais de R$ 14 milhões. O espaço será um centro de referência em atendimento humanizado a vítimas de violência doméstica. O prédio será construído no Setor Goiânia 2 e ofertará atendimentos judiciários e psicológicos, alojamento e cursos de capacitação.

A unidade será edificada em terreno de cinco mil metros quadrados, doado pela administração municipal, e contará com Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Promotoria Pública e Defensoria Pública Especializada da Mulher, Alojamento de passagem, brinquedoteca e fraldário. Também haverá apoio psicossocial e capacitação para autonomia econômica.

A administração municipal aguarda a liberação dos recursos por parte da Caixa Econômica Federal para dar início à construção da Casa da Mulher Brasileira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mauro Cid confirma ao STF que Bolsonaro sabia de trama golpista

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava ciente de um plano para um golpe de Estado. O ex-ajudante de ordens foi ouvido pelo ministro Alexandre de Moraes na última quinta-feira, 21, para esclarecer contradições entre sua delação premiada e as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF).

De acordo com informações apuradas pela PF, a investigação revelou a existência de um plano envolvendo integrantes do governo Bolsonaro para atentar contra a vida de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes. Contudo, os advogados de Mauro Cid negam que ele tenha confirmado que Bolsonaro estava diretamente envolvido na liderança do suposto plano de execução.

Após prestar depoimento por mais de três horas, o advogado de Cid, Cezar Bittencourt, declarou que seu cliente reiterou informações já apresentadas anteriormente. A advogada Vania Adorno Bittencourt, filha de Cezar, declarou ao Metrópoles que Bolsonaro sabia apenas da tentativa de golpe.

O ministro Alexandre de Moraes validou a colaboração premiada de Mauro Cid, considerando que ele esclareceu omissões e contradições apontadas pela PF. O depoimento foi o segundo do tenente-coronel nesta semana, após a recuperação de arquivos deletados de seus dispositivos eletrônicos pela PF.

Bolsonaro indiciado pela Polícia Federal

No mesmo dia, a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. O relatório foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso no STF.

Entre os indiciados estão os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, além do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O grupo é acusado de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, atuando em seis núcleos distintos.

Bolsonaro, em resposta, criticou a condução do inquérito, acusando Moraes de “ajustar depoimentos” e realizar ações fora do que prevê a lei. As investigações continuam em andamento, com implicações graves para os envolvidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp