O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, publicou uma nota a respeito do falecimento de Dona Iris. Na publicação, o parlamentar fez questão de salientar a grande lacuna deixada pela ex-primeira dama no cenário estadual, além de destacar a importância dela na luta pela participação feminina dentro da política.
Leia a nota completa de Daniel Vilela a respeito de Dona Iris:
“Eu e toda minha família estamos profundamente consternados com a notícia da morte da ex-deputada federal e ex-primeira-dama Iris de Araújo.
Ficamos especialmente tocados porque dona Iris, como ela era mais conhecida, era viúva do saudoso prefeito Iris Rezende, que perdemos há pouco mais de 1 ano e três meses. Assim como o marido, ela marcou a história da política em Goiás e no país e deixa uma imensa lacuna dentro do nosso MDB.
Seja como parlamentar ou como primeira-dama do estado e da capital, Iris de Araújo enfrentou com muita coragem e ousadia toda e qualquer dificuldade relacionada à participação da mulher na política. Não por acaso, chegou ao posto de candidata a vice-presidente da República em 1994, na chapa liderada por Orestes Quércia, e também ao de presidente dos diretórios estadual do MDB (1995-1998) e do nacional – este entre 2009 e 2010.
Também fez escola ao trabalhar com foco nos mais vulneráveis, e por isso contribuiu sistematicamente para que projetos e ações encampados pelo poder público para melhorar a vida dos menos assistidos fossem uma marca do MDB de Goiás.
Nossos sentimentos e nossas orações para que Deus conforte o coração de toda a família neste momento de luto e de dor. Um forte abraço, meu e da Iara, ao Cristiano, Ana Paula e Adriana, e aos seus netos Mariana e Daniel”.