José Dirceu é internado na UTI após diagnóstico de hematoma subdural

José Dirceu é internado na UTI após diagnóstico de hematoma subdural

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Dirceu, precisou ser internado nesta quinta-feira, 23, após apresentar um quadro de hematoma subdural. O ex-deputado federal e ministro da Casa Civil precisou passar por um procedimento neurocirúrgico para drenar o líquido do cérebro. 

O deputado federal Zeca Dirceu, filho do ex-parlamentar, disse que o pai está se recuperando bem e deve sair da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neste sábado, 25. O anúncio foi realizado por meio de uma rede social nesta sexta-feira, 24. 

“Hoje ele já mandou um áudio, a recuperação está evoluindo bem, amanhã já deve sair da UTI. Os médicos avaliam que a cirurgia foi muito bem sucedida”, afirmou Zeca.

O hematoma subdural pode ser uma emergência médica, geralmente causado por um ferimento na cabeça forte o suficiente para estourar os vasos sanguíneos.

Segundo boletim médico de quinta, José Dirceu está em observação na UTI, com “respiração espontânea” e sem previsão de alta. O hospital ainda não havia divulgado o estado de saúde atualizado do ex-ministro até a manhã desta sexta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Nesta sexta-feira, 22, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás realizará um concerto gratuito na Paroquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, localizada no Setor Nova Suiça, em Goiânia. Este evento faz parte da série “Relembre o Futuro” e será regido pela maestra associada Mariana Menezes.
 
Durante a apresentação, serão executadas duas obras icônicas da música clássica alemã: a abertura Oberon, de Carl Maria von Weber, e a Sinfonia no 6 em Fa Maior, opus 68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven. Ambos os compositores são considerados pilares da música clássica alemã e viveram entre os séculos 18 e 19, um período de grande sucesso para a ópera na Europa.
 
Oberon, uma ópera romântica em três atos, foi composta por Carl Maria von Weber com base no libreto de James Robinson Planche, inspirado no poema de Christoph Martin Wieland. Já a Sinfonia Pastoral de Beethoven teve o propósito de descrever as sensações experimentadas nos ambientes rurais e é uma das obras mais conhecidas da fase romântica do compositor.

Orquestra Filarmônica de Goiás

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu Franca. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
 
Este concerto gratuito é uma oportunidade única para os amantes da música clássica de Goiânia e região. Com a regência de Mariana Menezes, a Orquestra Filarmônica de Goiás promete uma noite memorável, resgatando a essência da música clássica alemã através das obras de Weber e Beethoven.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos