Professores de Aparecida de Goiânia protestam em frente à prefeitura

Professores de Aparecida de Goiânia protestam em frente à prefeitura

O Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia, entidade sem vínculo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), organizou um protesto na frente da Prefeitura de Aparecida de Goiânia nesta quarta-feira, 1º. Este foi o primeiro ato da classe durante o mandato do prefeito Vilmar Mariano (Patriota). Com cartazes e palavras de ordem, os manifestantes cobraram o pagamento do piso salarial para a categoria e melhores condições de trabalho.

No ano passado, eles se manifestaram reivindicando as mesmas pautas ao então prefeito Gustavo Mendanha (Patriota), sem sucesso. De acordo com a professora Solange Amorim, após assembleia geral, a categoria decidiu formar uma comissão para iniciar diálogos com o prefeito Vilmar Mariano, que estava na Cidade Administrativa no momento do protesto.

Além disso, o grupo decidiu que fará uma nova paralisação das atividades durante o dia 14 de março. Segundo o Comando de Luta pela Educação, grupo organizador do protesto, o ato teve a adesão de servidores de cerca de 60 escolas municipais.

A assessoria de imprensa do presidente regional do Sintego, Valdeci Português, afirmou ao Diário do Estado (DE) que o sindicato não participou do protesto.

“A prefeitura está em negociação com o Sintego. Então não há motivo para participarmos da paralisação. Estamos negociando o piso salarial e outras pautas que devem sair logo”, afirmou.

A professora Solange Amorim denuncia que trabalha no município desde 2003 e nunca tirou uma licença prêmio.

“Na mesma situação que eu, têm várias pessoas que estão para se aposentar e nunca tiraram licença prêmio”, afirma. “A nossa progressão de letra, que é a cada dois anos, se progride em uma letra, ela está parada, a última vez que houve progressão foi em 2016 e nunca mais”, emenda.

Além disso, a classe exige o pagamento de titularidade, respeitando a data de contratação; pagamento das progressões (verticais e horizontais); quinquênio; licença prêmio e por interesse particular. Além de equiparação salarial para P1 e enquadramento pedagógico aos agentes.

Os professores querem o reajuste do piso salarial deste ano, de 15%; pagamento retroativo de 13,24%, referente 2022; 0,5%, de 2015; e que a prefeitura honre as gratificações de coordenadores pedagógicos e assistentes. Por fim, cobram a realização de concurso público.

Por meio de nota, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou que a Secretaria Municipal da Fazenda está realizando um estudo sobre a viabilidade financeira do pagamento do piso salarial do magistério. “Informa ainda que a gestão do prefeito Vilmar Mariano tem mantido diálogo permanente com a categoria por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego)”, diz o comunicado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Concertos marcam a agenda do Natal do Bem nesta semana

Nesta semana, os visitantes do Natal do Bem 2024 terão opções gratuitas de assistirem concertos natalinos e musical. Confira abaixo as atrações:

Orquestras Infantil Mozart e Sinfônica Pedro Ludovico
O Natal do Bem 2024 será cenário de um encontro especial nesta terça-feira (03/12). As Orquestras Infantil Mozart e Sinfônica Pedro Ludovico subirão ao palco com 110 músicos, alunos da Escola do Futuro (EFG) em Artes Basileu França, para um concerto para lá de especial. A celebração natalina terá sucessos internacionais como White ChristmasCarol of the Bells e Christmas Festival, além das tradicionais músicas brasileiras como Surgem AnjosBoas FestasO Bom Velhinho, entre outros.

Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: 20 horas

Natal de Encantos – O Musical
Na quarta-feira (0412), será a vez do musical Natal de Encantos que reunirá, no mesmo palco, artistas do canto, da dança, do circo, da ginástica e das artes cênicas. O espetáculo terá músicas que incluem clássicos de Natal e resgatam as tradições familiares e contará com tecnologia avançada em iluminação, som e painéis de LED.

Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: 20 horas

Trio Baião de Dois no Natal do Bem
O trio Baião de Dois preparou uma série de músicas natalinas em diferentes estilos musicais (Foto: Vinicius Mendes)

Baião de Dois – Natal do Bem Sanfonado
O trio Baião de Dois também está entre as atrações da noite quarta-feira (04). Tendo o acordeão como principal instrumento, o grupo de coralistas preparou uma série de músicas natalinas em diferentes estilos musicais como o blues; jazz e afrosamba para o show. O evento terá, também, a participação de um intérprete em Libras.

Local: coreto do Natal do Bem 2024
Horário: 21 horas

Concerto de Natal – Orquestra Filarmônica de Goiás
A Orquestra Filarmônica de Goiás traz para o Natal do Bem 2024 uma apresentação repleta de novidades, fazendo um passeio por diversos estilos e arranjos, tocando desde músicas clássicas de Natal até a consagradas músicas populares. Com a regência do maestro titular e diretor artístico, Neil Thomson, a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta no maior Natal gratuito do Brasil na noite desta quinta-feira (05).

Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: 20 horas

São Elas – show Novas Choronas
O show “Novas Choronas”, idealizado pelo grupo de choro “São Elas”, oferecerá ao público uma homenagem aos ilustres nomes que solidificaram o gênero musical Choro, considerado a primeira expressão musical urbana tipicamente brasileira. No repertório, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Waldir Azevedo, assim como clássicos natalinos como Jingle bells, Boas festas e Noite feliz. A apresentação acontece na quinta-feira (05).

Local: coreto do Natal do Bem 2024
Horário: 21 horas

Paz – A Cantata de Goiás
O Natal do Bem 2024 recebe na noite de sexta-feira (06), a apresentação inédita Paz – A Cantata de Natal. O espetáculo será uma fusão de canções natalinas e música sertaneja goiana. O repertório incluirá clássicos em arranjos especiais, com o uso de instrumentos típicos como a viola caipira, a sanfona e o berrante.

Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: 20 horas

Quarteto Vocal Fátima
O Quarteto Vocal Fátima se apresenta nesta sexta-feira (06), no Natal do Bem 2024. O quarteto, formado pelas vozes de soprano, contralto, tenor e baixo, promete uma noite musical única, com arranjos vocais caprichados e com canções natalinas.

Local: coreto do Natal do Bem 2024
Horário: 21 horas

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp