Passe Livre Estudantil abre inscrições que começam dia 15 e vão até março

Embora o programa contribua como política pública estudantes reclamam da efetuação

O programa Passe Livre Estudantil (PLE) abrirá o período de inscrições nesta segunda-feira (15) e vão até 30 de março. Em Goiânia e região Metropolitana os estudantes interessados devem entrar no site da Superintendência da Juventude e através de um formulário efetuam o cadastro com os documentos pessoais e o Passe Escolar.  O cartão oferece 48 viagens mensais, mas não são cumulativas, dando direito de ida e volta diária para a instituição de ensino.

Os estudantes solicitam o PLE pela internet e devem ficar atentos para qual unidade do Vapt-Vupt será destinada a entrega da carteirinha. Já os estudantes das cidades de Rio Verde e Anápolis terão que ir fazer o cadastro pessoalmente à empresa de transporte da cidade, Paraúna em Rio Verde e Urban em Anápolis, iniciar o cadastro e finalizá-lo na unidade de Vapt-Vupt escolhida portando as documentações necessárias.

O programa beneficiou 102.218 milhões de estudantes no ano passado, o volume de recursos investidos ultrapassou R$ 38 milhões e se destacou por ter sido ampliado para o interior do estado. Além de oferecer extensão de viagens, caso o estudante precise, é necessário apenas que a solicitação seja feita no site e que esteja de acordo com as normas do programa.

Opinião dos usuários

Apesar de ser uma iniciativa de política pública o programa deixou a desejar na aplicação, segundo a estudante de Publicidade e Propaganda, Ludmilla Alves de 22 anos, quando houve a mudança do Passe Escolar para o Passe Livre ela acreditou que o recurso traria mais benefícios “ledo engano, nem todo mês depositavam o passe e algumas vezes cheguei a receber R$ 12,00 para passar o mês. O pior de tudo é que não tem como recarregar com o valor da meia passagem, então eu precisava tirar do meu bolso o valor integral” afirma.

A estudante ainda ressalta que não recebeu o reembolso e quando foi questionar, em ligação, os atendentes da Superintendência da Juventude afirmaram que não havia o que ser feito. “Odiei essa mudança, não dá pra saber se isso foi desvio de verba, falta de planejamento e bom senso ou malandragem do governo. Vários estudantes foram prejudicados e nada foi feito” conta.

E esse não foi um problema isolado, já que vários estudantes apresentaram a mesma reclamação sobre o repasse, como foi o caso de Ithala Fernandes de 22 anos que é estudante de Fonoaudiologia, segundo a estudante o benefício não atende a demanda de viagens necessárias e sempre na última semana do mês as passagens acabam e a recarga que deveria ser depositada até o décimo dia útil do mês, só é realizada em datas posteriores.

“O sistema que era antes em minha opinião, era melhor, já que a gente pagava meia” expressa. A estudante também conta que vários colegas que utilizam do mesmo benefício passaram pela mesma experiência.

Esclarecimento

De acordo com o Superintendente da Juventude, Leonardo Felipe, o estado tem o compromisso de pagar as recargas até o décimo dia útil, além de sempre ressaltar aos estudantes que o prazo é uma regra estabelecida por parte financeira do governo. “Nós continuamos sempre atentos a realizarmos o pedido de compra sempre no início do mês para que tudo seja efetivado e pago dentro do prazo, então continuamos desde 2013 a manter a regularidade do pagamento do benefício e agora ampliando para outros municípios” afirma.

E esclareceu que a questão do meio passe é política tarifaria do sistema de transporte atribuída a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), afirmando que o estado é responsável apenas pelo Passe Livre. Além de informar que a previsão orçamentária será de R$ 90 milhões para a região metropolitana e interior.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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