Aparecida amplia vacinação bivalente para todos os idosos a partir de segunda, 6

A Secretaria de Saúde de Aparecida segue avançando com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A partir da próxima segunda-feira, 6 de março, todos os moradores acima de 60 anos já poderão receber a vacina bivalente da Pfizer, que protege a população contra diferentes variantes do coronavírus, incluindo a ômicron. Para receber o imunizante, é necessário ter recebido pelo menos duas doses de vacinas contra a covid há quatro meses. A imunização ocorrerá em 36 postos, sem necessidade de agendamento.

Além dos idosos, a vacinação bivalente continua disponível para imunossuprimidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas acima de 12 anos. Eles também precisam ter recebido pelo menos duas doses de vacinas contra a covid há quatro meses. A aplicação nesses públicos segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que preveem a vacinação com o novo imunizante, neste primeiro momento, apenas para grupos prioritários, que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença.

Todos os interessados que se enquadram nos critérios podem procurar as salas de vacinação de Aparecida com documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Caso seja do grupo de imunossuprimidos é necessário também comprovar a condição por meio de laudo médico. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Proteção atualizada

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, destaca a importância da atualização do esquema vacinal com a vacina bivalente: “Ela protege mais porque também ataca as subvariantes da ômicron, altamente transmissíveis, e que são predominantes em nossa cidade. Como o vírus tem sofrido mutações ao longo do tempo, já era bastante aguardado que as vacinas se atualizassem. Precisamos nos lembrar que para muitas doenças a imunização é multidose, como a vacinação contra a Influenza, que ocorre anualmente, por exemplo”.

Balanço

Até o momento, Aparecida recebeu 5.376 doses do imunizante bivalente da Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo governo do estado. A aplicação do imunizante começou na última semana. Até o momento, 2.373 doses foram aplicadas.

Próximas fases

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, a partir de 20 de março, a vacinação bivalente estará disponível também para gestantes e puérperas e seguirá avançando entre os grupos prioritários como trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência.

Locais de vacinação com a bivalente

A vacina bivalente da Pfizer está disponível em todos os 36 postos de imunização da cidade. Confira:

UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Hilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Madre Germana
UBS Jardim dos Ipês
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Bela Vista
UBS Nova Olinda
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Vila São Pedro
UBS Santo André
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

As UBS´s funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8 às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem de SP é encontrada em Goiás após fugir para encontrar namorado virtual

Uma jovem de São Paulo foi encontrada nesta terça-feira, 17, em Aparecida de Goiânia após fugir de casa para se encontrar com um namorado virtual que conheceu em um jogo online. Segundo a Polícia Militar de São Paulo, a garota viajou de ônibus de Marília, no interior de São Paulo, no último sábado, 14, e desembarcou no munícipio para encontra o namorado.

Após o desaparecimento, a família da jovem denunciou o caso para a PM de São Paulo e autoridades realizaram buscas pela adolescente no município. A corporação, então, entrou em contato com a polícia de Goiás para auxílio na procura.

Diligências do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CRPM) encontraram a jovem no setor Cidade Vera Cruz. No local, a adolescente conversou com familiares e, ao ser questionada sobre o último contato com a família, contou que se despediu dos parentes e que não planejava retornar o contato por um longo período. “Eu falei que iria ficar um mês sem falar com eles”, afirmou.

A jovem e outros envolvidos no caso foram conduzidos pela Polícia Civil de Goiás até a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depai), onde prestaram depoimentos.

A adolescente será encaminhada de volta para São Paulo e será acompanhada pelo Conselho Tutelar, além de serviços de proteção à infância e juventude.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp