Amma reforça segurança no combate a crimes no Bosque dos Buritis

mma e forças de segurança realizam ação de limpeza e combate a crimes no Bosque dos Buritis, nesta quarta-feira

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), inicia, nesta quarta-feira,8, a partir das 11h, operação em conjunto com a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) para garantir o uso correto do Bosque dos Buritis pela população goianiense.

Na prática, servidores da Amma realizarão força-tarefa para limpeza de resíduos descartados ao longo dos últimos meses por infratores na Área de Preservação Permanente (APP) do bosque, tais como plásticos de marmitex, preservativos, garrafas plásticas e outros resíduos. Apesar da ação, a Amma realiza limpeza com frequência, a fim de evitar acúmulo desse material no local.

Em ação semelhante, em outubro de 2021, foram retirados mais de 300 quilos de lixo deixados na área de mata do bosque. À ocasião, a Amma contabilizou cerca de 3 mil unidades de preservativos, que foram retirados do local.

A APP apenas poderá ser acessada mediante acompanhamento de guia da agência, das 08h às 16h. Já a área de convivência, que abrange a parte interna, terá acesso permitido das 07h às 22h.

“É preciso cuidar do Bosque dos Buritis, um local turístico da cidade, cartão-postal de Goiânia, e de uso comum, que recebe a visita de muitas crianças, alunos que participam de aulas oferecidas pela prefeitura e a comunidade em geral. Contudo, tanto o meio ambiente quanto as pessoas precisam estar seguras”, alerta o presidente da Amma, Luan Alves.

De acordo com a bióloga da Amma, Wanessa de Castro, adentrar na APP sem o guia é totalmente prejudicial para a vegetação. “O solo é pisoteado, animais que aqui vivem ingerem os resíduos descartados na mata e podem morrer intoxicados. Há, também, riscos de incêndios causados por bitucas de cigarros e inúmeros outros fatores que podem colocar o bosque em risco. A ação é importante para preservação da fauna e flora”, explica Wanessa.

A fiscalização ambiental da Amma e a GCM seguirão monitorando o Bosque dos Buritis para autuar possíveis infratores que desrespeitarem as normas de uso do bosque. “A legislação é clara. As multas começam em R$ 5 mil para o descarte irregular de resíduos e serão aplicadas pela nossa fiscalização com o apoio das forças de segurança”, explica o diretor de Fiscalização Ambiental da Amma, Diego Moura.

Já a PM, acionada pelo 190, e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), acionada pelo 153, responsável pelo policiamento na área do Bosque dos Buritis, atuará na inibição de outros crimes como assalto, importunação sexual na mata, e até mesmo tráfico de drogas. Conforme parceria firmada com os entes de segurança, viaturas farão rondas, inclusive dentro do Bosque.

Para realizar a trilha com guias, no Bosque dos Buritis, deve ser feito um agendamento por meio do telefone (62) 3524-4602.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CNU: Decisão judicial reintegra 32 mil candidatos

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”, sofreu significativas alterações após uma decisão judicial que reintegrou mais de 32 mil candidatos anteriormente eliminados. Essa medida veio em resposta a uma ação judicial que questionou a clareza das regras de identificação dos cadernos de provas.
 
Os candidatos reintegrados, que totalizam 32.260, foram informados por e-mail, WhatsApp e na área do candidato no site oficial do concurso. Esses candidatos haviam sido eliminados por não preencherem corretamente os campos de identificação no cartão de respostas, especificamente a “bolinha” com o número do caderno e a frase de segurança na capa.

Novo cronograma

Com a reintegração, o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e a Fundação Cesgranrio divulgaram um novo cronograma. Os candidatos regulares devem enviar a documentação comprobatória para a prova de títulos até 4 de dezembro de 2024, enquanto os candidatos reintegrados têm até 5 de dezembro de 2024, com a exigência de que os títulos tenham sido obtidos até outubro.
 
  • 25 de novembro de 2024: Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos reintegrados.
  • 4 e 5 de dezembro de 2024: Envio de títulos.
  • 6 de dezembro de 2024 até 10 de janeiro de 2025: Análise de títulos.
  • 9 de dezembro de 2024: Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações.
  • 9 e 10 de dezembro de 2024: Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações.
  • 20 de dezembro de 2024: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações.
  • 23 de dezembro de 2024: Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros.
  • 6 a 10 de janeiro de 2025: Perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência.
  • 11 e 12 de janeiro de 2025: Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas.
  • 15 de janeiro de 2025: Resultado preliminar da avaliação de títulos.
  • 15 e 16 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de recursos sobre a avaliação de títulos.
  • 11 de fevereiro de 2025: Divulgação do resultado final.

Impacto da reintegração

A decisão judicial também contemplou a ampliação do número de correções para candidatos cotistas, equiparando-o ao da ampla concorrência, conforme a Instrução Normativa nº 23. Isso significa que mais candidatos pelas cotas raciais terão suas provas discursivas corrigidas.
 
A prova de títulos, que tem caráter classificatório, serve para ajustar a posição dos candidatos no ranking final, sem desclassificar os participantes que não apresentarem títulos. Os critérios de pontuação estão limitados a 10 pontos.
 
O CNU, que bateu o recorde como o maior concurso público já realizado com 2,14 milhões de inscritos, registrou uma abstenção histórica de 54,12% nos dois turnos de provas. O estado do Ceará teve o maior número de candidatos inscritos que não compareceram, com 59,65% de faltosos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp