A Prefeitura de Goiânia reforça o trabalho de fiscalização para coibir o descarte irregular de lixo em vias públicas. Agentes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) percorrem regularmente os bairros para levar informação aos moradores sobre a destinação correta de cada resíduo, além de esclarecer dúvidas sobre o assunto.
“Nosso objetivo é orientar a população. Queremos criar uma nova cultura em Goiânia em relação aos descarte do lixo. As pessoas precisam entender que despejar entulhos nas calçadas e nas ruas é maléfico para a própria comunidade. O lixo acumulado atrai animais peçonhentos, exala mau cheiro e atrapalha a locomoção”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.
As equipes de orientação e fiscalização da Comurg estiveram nos setores Sudoeste, Vila Morais, Água Branca, Urias Magalhães, Jardim América e Novo Mundo. Nos endereços em que foi constatado descarte irregular de lixo, os moradores receberam notificação administrativa e prazo de sete dias para remover os resíduos, conforme determina o Código de Postura do Município.
“Quem não cumprir com a obrigação no prazo estabelecido ficará sujeito a autuação da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma)”, destaca o diretor de Limpeza Urbana da Comurg, Alzírio Barbosa. Ele pontua que, em 2022, a companhia executou 25 mil orientações administrativas, sendo que 19.932 foram atendidas pelos moradores.
A população de Goiânia tem à disposição cinco locais para descarte de resíduos como restos de materiais de construção, pedaços de móveis e galhos de árvores. Os chamados Ecopontos funcionam todos os dias, das 07h às 22h.
Confira os endereços dos Ecopontos:
1 – Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II.
2 – Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville.
3 – São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José.
4 – Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados.
5 – Parque Eldorado Oeste: Rua Elo 43, Parque Eldorado Oeste.