Rogério Cruz lança programa Frente de Ações Urbanas no Jardim Curitiba I

Rogério Cruz lança programa Frente de Ações Urbanas para execução de serviços de infraestrutura nos bairros

O prefeito Rogério Cruz, lança, nesta segunda-feira,13, no Jardim Curitiba I, o programa Frente de Ações Urbanas, que tem por objetivo levar serviços de infraestrutura a bairros da capital, semanalmente. Ação será às 7h, na Avenida do Povo, Jardim Curitiba I.A força-tarefa reúne equipes da Seinfra, Comurg, Amma, SMM e Centro de Zoonoses. “Com o término do período chuvoso, conseguiremos intensificar serviços da Prefeitura de Goiânia em todas as regiões. Vamos começar pela Região Noroeste, maior da capital e que, por isso mesmo, tem muitas demandas”, diz prefeito.

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) já iniciou, nesta semana, a execução de serviços como tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo, poços de visita e ramais, além da manutenção da iluminação pública na região. Serão empregados, na segunda-feira, 20 funcionários, quatro máquinas e seis caminhões retroescavadeiras, bobcat, patrol e pá-carregadeira.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizará, durante a Frente de Ações Urbanas, coleta seletiva especial, Cata-treco, limpeza de lotes autuados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), destocamento, limpeza de córregos, manutenção nos canteiros ornamentais, pintura de meio-fio, poda de árvores e de grama, rastelação, remoção de entulhos, roçagem e varrição.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Zoonoses, participará, em conjunto com a Comurg, de ações de eliminação de focos de mosquitos, limpeza de lotes, e também fiscalizará quintais de residências e lotes baldios que possam servir de criadouros do Aedes aegypti.

A Amma participa da Frente de Ações Urbanas com equipe operacional de limpeza dos parques na região e fiscalização. No lançamento da ação, serão disponibilizados caminhões e viaturas da fiscalização para apresentação à população.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) ficará responsável pela sinalização e orientação do trânsito durante a realização dos serviços da força-tarefa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos