População de Goiânia é a quinta mais “boca suja”, de acordo com pesquisa

estudo

Quantas vezes você fala palavrão por dia? Uma pesquisa apontou que a população de Goiânia fica em quinto lugar em um ranking entre 15 capitais avaliadas. Os moradores de Fortaleza, Rio e Brasília lideram. O estudo foi realizado pela Preply, uma plataforma de idiomas que conecta professores e alunos. 

 

Na capital goiana, a média é de quatro por dia. A quantidade está um pouco abaixo da registrada entre os entrevistados, que ficou em seis. As campeãs do estudo registraram oito diariamente. O levantamento indicou que não há alvo específico para os xingamentos> 26,85% é dito a si mesmos e 20,60% a ninguém em particular.

 

Outros dados referentes ao estudo é o perfil dos “boca suja”. A maioria é homem é jovem. O público masculino costuma xingar 8,48 vezes por dia e as mulheres, 5,35 vezes por dia. Na faixa etária de 16 e 24 anos, a frequência é de 8,9 vezes por dia e chega a ser o dobro do total de palavrões ditos por adultos acima dos 55 anos, que é de 4,74 vezes. 

 

“O palavrão, geralmente, expressa obscenidades. No ponto de vista linguístico, a questão passa pelo valor que a gente atribui. O que a gente considera palavrão tem a ver com representações sociais, que variam conforme cada época. “Tem que se considerar que eles são instalados em um contexto afetivo também. Falados para amigos, não significa intolerância, falta de educação ou violência”, explicou o professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Sérgio Gomide, em entrevista ao G1.

 

Apesar de os palavrões serem comuns ao longo do dia, as pessoas revelaram que evitar dizer em frente aos chefes e filhos. Metade dos 1,6 mil entrevistados no estudo disseram que  xinga em casa e aproximadamente 60% não se sente confortável quando outras pessoal usam esse tipo de linguajar. 

 

Raking das cidades com a população mais “boca suja”:

1º : Fortaleza, Rio e Brasília: 8 palavrões por dia

2º : São Paulo e Minas: 7 palavrões por dia 

3º : Manaus: 6 palavrões por dia 

4º : Porto Alegre, Natal, Recife e Curitiba: 5 palavrões por dia

5º : Salvador, Belém e Goiânia: 4 palavrões por dia

6º : Campinas: 3 palavrões por dia

7º : São Luís: 1 palavrão por dia

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp