“tanto quem já é árbitro, quanto para novos árbitros, é de fundamental importância porque é uma obrigatoriedade da Confederação Brasileira de Judô e todos precisam obedecer aos padrões nacionais”
Goiânia vai receber, no próximo sábado (20), o 1º Workshop de Arbitragem de Judô, que será ministrado pelo único árbitro internacional de Goiás (FIJA). O coordenador de arbitragem da Federação Goiana de Judô (Fegoju) o 1º Workshop de Arbitragem de Judô, que será ministrado pelo único árbitro internacional de Goiás (FIJA). O curso acontece das 8 às 18 horas na Academia Yoshida que fica na Rua 230 no Bairro Feliz, em Goiânia. Pode ser feito por árbitros, técnicos, professores, atletas, pais e alunos candidatos ao curso de faixa.
Leonardo Stacciarini, que também é sensei faixa coral 6º DAN, afirma que o workshop é obrigatório para todos os árbitros de Judô de Goiás. Com objetivo de padronizar os métodos. “O curso possui três módulos e engloba: regra, movimentação, posicionamento, avaliação e punição (gestos)”, relata. Além disso, no curso o árbitro vai tratar de temas como: postura e atitude dentro e fora do tatame, clareza na voz de comando, triangulação (localização e movimentação), com utilização de vídeo replay, Sokuteiki, tempo para marcar uma desvantagem e penalidades e outros.
O workshop é uma reestruturação da forma de arbitrar porque atualmente se usa uma forma mais dinâmica e a pessoa precisa saber gestos, fala, forma de se posicionar, se movimentar. “Então, tanto quem já é árbitro, quanto para novos árbitros, é de fundamental importância porque é uma obrigatoriedade da Confederação Brasileira de Judô e todos precisam obedecer aos padrões nacionais”, explica.
As inscrições para quem quiser participar já estão abertas e podem ser feitas pelo número 981228402 e custam 150 reais.