Mãe de Ariane desabafa após condenação de ‘Freya’: ‘Vai fazer mais vítimas’

A mãe de Ariane Bárbara, Eliane Laureano, desabafou dizendo estar aliviada após a condenação do réu Enzo Jacomini Carneiro, conhecido como “Freya”, que é um dos acusados de matar a jovem, em 2021. Ele foi condenado a 15 anos de prisão. No entanto, Eliane afirma que a busca por justiça pela morte da filha ainda continua, uma vez que dois dos acusados ainda não foram julgados.

“Isso é muito pouco pra mim, porque se sair, vai fazer outras vítimas. Isso [condenação] é a única coisa que me alivia. Sei que não vai estar fazendo mal, pelo menos, por um tempo”, disse a mãe de Ariane.

Enzo foi condenado durante o júri presidido pelo juiz Jesseir Coelho, nesta segunda-feira, 13, pelo homicídio da jovem e por ocultação de cadáver. Ele foi absolvido do crime de corrupção de menor, devido a participação de uma adolescente no crime. Veja como ficou:

  • Condenação por homicídio: 14 anos de prisão;
  • Condenação por ocultação de cadáver: 1 ano de prisão, além de 10 dias-multa sobre um trigésimo do salário mínimo vigente ao tempo do fato (valor deve ser definido pela procuradoria).

Outros três jovens, que se diziam amigos de Ariane, participaram do crime, mas dois deles entraram com recurso e serão julgados por júri popular em outra data, sendo: Raíssa Nunes Borges e Jeferson Cavalcante Rodrigues.

Defesa entra com recurso 

Após a sentença, a defesa de Enzo disse que achou injusta a condenação por homicídio, visto que teria apresentado argumentos que mostram que não haviam provas nos autos suficientes para afirmar que houve a participação direta do réu no homicídio. A defesa entrou com recurso contra a decisão do júri.

Ao longo do júri, o advogado Cleib Bueno de Morais, que faz a defesa de Enzo, afirmou que o cliente não sabia do planejamento da morte de Ariane e defendeu que ele só deve ser condenado pela ocultação de cadáver.

“Ele passou a ter conhecimento dentro do carro. Ele ajudou a ocultar o cadáver. Em relação ao homicídio, ele não tinha conhecimento. Ele também foi uma vítima de tudo isso. Depois de não ter mais opções dentro do carro, ele ficou no local”, disse.

Acusados

Na época, a Polícia Civil (PC) apurou que o crime foi planejado com o objetivo de descobrir se Raíssa Nunes era psicopata. Para isso, ela tinha que matar uma pessoa para avaliar a própria reação após o assassinato. Ariane Bárbara foi escolhida pelos amigos por ser pequena e magra. Assim, se ela reagisse, os três conseguiram segurá-la com mais facilidade, segundo a polícia.

Os acusados do crime são:

  • Enzo Jacomini Carneiro (Freya): apontado como autor de facadas em Ariane dentro do carro;
  • Jeferson Cavalcante Rodrigues: usou o próprio carro para levar o grupo no passeio e depois jogar o corpo numa mata;
  • Raíssa Nunes Borges: apontada como autora de facadas.
  • Adolescente: foi apreendida à época do assassinato, mas o processo corre em segredo de justiça. 

Ariane desapareceu no dia 24 de agosto de 2021, após dizer para a mãe que iria se encontrar com os amigos para lanchar e que eles pagariam a comida. A mãe dela, Eliane Laureano, disse que a filha chegou a mandar uma mensagem de voz contando que voltaria para casa no mesmo dia, o que não aconteceu. 

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Senacon prepara orientações para compras seguras e conscientes durante a Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma mais segura e consciente. O evento comercial deste ano ocorre em 29 de novembro.
 
O guia surge em um contexto de crescimento das compras online no Brasil e do aumento das reclamações durante grandes eventos de promoção, como ofertas falsas, preços inflacionados antes dos descontos e problemas na entrega de produtos. Na edição de 2023, as plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas promessas de descontos e de vantagens.
 
A Senacon informou que vai monitorar o mercado e atuar em parceria com órgãos de defesa do consumidor para coibir irregularidades e aplicar sanções a empresas que desrespeitarem os direitos dos consumidores. Além disso, a secretaria incentiva o uso da plataforma Consumidor.gov.br para a resolução direta de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. Mais de 80% das reclamações registradas no portal têm desfecho positivo.
 
O guia destaca pontos que os consumidores devem observar antes, durante e depois da compra:
  • Pesquisa Prévia de Preços: Para evitar armadilhas, a Senacon recomenda monitorar os preços com antecedência. Ferramentas de comparação online podem ser grandes aliadas.
  • Desconfie de Ofertas Muito Abaixo do Mercado: Produtos com preços extremamente reduzidos podem esconder armadilhas, como golpes em sites fraudulentos.
  • Verifique a Reputação do Vendedor: Antes de comprar, o consumidor deve consultar a reputação da loja em sites de reclamações e verificar se o CNPJ do fornecedor está ativo. Pela plataforma RedeSim, é possível consultar o CNPJ das empresas.
  • Leia a Descrição Completa do Produto: A ausência de informações claras pode configurar uma violação ao Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito a informação adequada sobre características, riscos e restrições do produto.
  • Direito de Arrependimento: Para compras feitas fora do estabelecimento físico, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem até sete dias úteis para desistir, sem precisar de justificativa.
  • Garantia Contra Práticas Abusivas: O Código de Defesa do Consumidor protege contra publicidade enganosa e cláusulas abusivas em contratos, como cobranças indevidas ou falta de suporte técnico após a venda.
  • Cuidado com Fretes e Prazos de Entrega: O guia alerta que o fornecedor é obrigado a informar, com clareza, os custos de frete e os prazos de entrega antes da finalização da compra.

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