Ruas do Eldorado Parque recebem videomonitoramento

Videomonitoramento

O bairro planejado Eldorado Parque, na região sudoeste de Goiânia, passou a contar com um reforço importante para a segurança de suas ruas. Desde o último dia 25 de fevereiro as vias do setor receberam um novo sistema de videomonitoramento com 11 câmeras. Os equipamentos foram instalados em postes localizados em frente ao Parque Buritis Sebastião Júlio de Aguiar, ao longo da Rua das Magnólias, no cruzamento desta com a Rua do Verniz e ao final da Rua Babaçu.

A compra e instalação das 11 câmaras foram custeadas pelo grupo empreendedor responsável pelo Eldorado Parque compostos pelas empresas Tropical Urbanismo e Incorporação, CMO Construtora, Dinâmica Engenharia e Engel Engenharia, no valor de R $200 mil. A vigilância por meio do novo sistema será 24 horas por dia e sete dias por semana, com armazenamento de imagens por até 30 dias. Ao todo, serão sete câmeras fixas e outras sete do tipo speed dome, que captam e processam imagens em alta resolução e possuem sensor de movimento para filmagens em 360º na horizontal e em 180º na vertical. Os equipamentos são ideais para registro de imagens a longas distâncias.

Para o comandante do batalhão da Polícia Militar responsável pelo patrulhamento na região, tenente-coronel Victor Jorge, a instalação das câmeras é de fundamental importância para a prevenção de delitos e manutenção da ordem pública: “É mais um instrumento para nos auxiliar na nossa missão de patrulhamento. Esse tipo de equipamento tende a ser cada vez mais comum nas vias públicas”. Conforme o comandante, entre os crimes que poderão ser prevenidos estão os furtos de todos os tipos e o descarte irregular de lixo.

 

Bairro pleno

A segurança é uma das âncoras do Eldorado Parque, um bairro pleno com condomínios-clubes, parque e shopping. Atualmente, duas mil famílias já vivem no bairro planejado, cujas obras tiveram início no ano de 2012. Sete empreendimentos residenciais e o parque Sebastião Júlio Aguiar já foram entregues. Para fortalecer a segurança do bairro, o grupo empreendedor construiu e doou o prédio do 42° Batalhão da Polícia Militar e, agora, está investindo na compra de equipamentos de monitoramento de última geração.

O sistema de câmeras que será adotado nas ruas do Eldorado Parque terá um modelo de videomonitoramento compartilhado entre a equipe do 42° Batalhão da Polícia Militar, os síndicos dos condomínios da região e os diretores da futura associação de moradores do bairro. De acordo com Lucas Rodrigues, gestor do empreendimento e representante do grupo empreendedor do bairro Eldorado Parque, “esse monitoramento compartilhado possibilitará a troca rápida de informações, garantindo ainda mais segurança”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp