Aparecida de Goiânia vai sediar 1ª etapa regional dos Jogos Estudantis 2023

Aparecida de Goiânia vai sediar pela primeira vez uma etapa regional dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEG’s). A abertura do evento será realizada no dia 4 de maio, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, e a competição entre os dias 5 e 7 em quadras poliesportivas de escolas e também no Estação Cidadania-Esporte, no Parque Trindade I.

Na tarde de ontem, 14, o prefeito Vilmar Mariano recebeu na Cidade Administrativa representantes do governo estadual, que organiza os jogos, e o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, que anunciaram a parceria entre as duas gestões para realização da primeira etapa da competição em Aparecida de Goiânia.

A administração municipal vai oferecer suporte logístico para as equipes de outras sete cidades que irão participar da primeira etapa regional. Ao todo, cerca de 1.200 atletas, entre 11 e 17 anos de idade, devem participar. Essas delegações serão alojadas em colégios e escolas da Região Central.

“Nos colocamos à disposição para realizarmos os Jogos Estudantis em nossa cidade. Estamos acertando os detalhes finais e, sem dúvida, vamos receber muito bem as comitivas de outras cidades que irão participar. Aparecida tem vocação esportiva e, por isso, vamos fazer uma bela recepção e também buscar a vitória em várias modalidades”, disse o prefeito durante o encontro.

Secretário de Esporte, Gerfeson Aragão, reforça que a cidade possuiu infraestrutura para receber a competição estadual. “Temos como referência o Estação Cidadania-Esporte, com quadra coberta, banheiros, sala de enfermagem, arquibancada, vestiários e outras dependências. Serão utilizadas também as quadras e escolas em vários bairros”, acrescentou em concordância com Vilmar Mariano.

A organização dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude definiram que as competições serão realizadas nos seguintes locais: Estação Cidadania-Esporte, Colégio Militar Colina Azul, EMEI Professora Vinovita Guimarães da Silva e CEPI Santa Luzia, Escola Municipal Senador Albino e Escola Municipal Parque Santa Cecília.

JEEG’s

Os Jogos Estudantis do Estado de Goiás têm como objetivo promover e ampliar a mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como ferramenta de inclusão social. A competição também busca revelar novos talentos em modalidades olímpicas, paralímpicas e interculturais que possam representar Goiás em eventos nacionais.

Nesta primeira etapa, que será realizada em Aparecida de Goiânia, serão disputadas apenas as modalidades esportivas coletivas. As disputas individuais serão realizadas em outras fases.

Ao longo de toda competição, que contará com outras quatro fases regionais, cerca de 20,5 mil estudantes serão envolvidos. Os JEESG’s são divididos nas categorias infanto e juvenil. Na primeira, 535 escolas irão participar. Na segunda, 723 unidades de ensino de 45 cidades.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos