As cidades de Goiânia e Cezarina foram alvo da 8ª fase da operação “Lesa Pátria”, deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira, 17. A operação faz parte das investigações contra os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos, em Brasília.
Ao todo, a PF cumpre dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão nas cidades goianas. Segundo a PF, as pessoas investigadas participaram, financiaram e se omitiram ou fomentaram os atos no DF.
Outros estados
A operação também acontece em outros oitos estados e no DF. Os policiais federais cumprem 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, a princípio, os crimes de ebulição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.